O que você verá neste artigo:
O que é um Modelo de Negócios?
Um dos primeiros passos no momento da abertura de uma empresa é definir qual modelo de negócio será implantado. Sua função é deixar claro e detalhado as ações que serão colocadas em prática através de sua escolha.
O modelo de negócios é como a empresa irá criar, entregar e capturar valor. De modo que, transforme sua produção de receita em lucros e retorno para todos.
Com o modelo é possível mostrar como o seu produto é visto no mercado, e qual a melhor forma de comercializar ele.
Normalmente é seguido como um modelo para sua criação a ferramenta Canvas. Que consiste da ideia que um plano pode ser montado em apenas uma folha, contendo os seguintes itens:
A sua validação acontece quando o mesmo é exposto para pessoas do mercado. Assim ressaltando seu modelo comercial e sua potencialidade.
Após a certificação que o modelo de negócio é promissor, é feito o então um plano de negócios, que será responsável para a arrecadação de investimentos.
Quais são os tipos de modelo de negócio?
O modelo de negócios passou por diversas mudanças com o passar dos anos. Sendo readaptado principalmente pelas empresas startups e seu crescimento dinâmico. Por conta disso, existem diversos tipos atualmente:
Assinatura:
É quando uma empresa coloca seus produtos a disposição através do pagamento de uma taxa. Um bom exemplo são os serviços de streamings como a Netflix.
A prioridade deste modelo é garantir qualidade a curto prazo aos seus usuários, para assim evitar sua perda. Seja disponibilizando novos conteúdos e criando expectativas sobre produções que serão inseridas no catálogo.
Freemium:
Neste caso a empresa também coloca seus produtos a disposição para os usuários, no entanto, em duas modalidades: Free e Premium.
Seus usuários gratuitos possuem acesso ao conteúdo, porém com limitações. Enquanto os pagantes possuem acesso livre.
Uma grande forma de conseguir assinantes por parte dessas empresas é através das promoções com preços baixos, por um período longo de uso.
Isca e Anzol:
Normalmente é quando são produtos complementares e dependentes um do outro. Um acaba sendo vendido por um preço mais baixo, enquanto o outro, que provavelmente é o principal, é vendido com um preço mais elevado.
Marketplace:
Acontece quando grandes varejistas disponibilizam um espaço para locação dentro de seus negócios. Um bom exemplo são as empresas de revelação de imagens dentro de supermercados.
Negócios Sócios:
Essa forma de modelo de negócio geralmente une causas ambientalistas e empreendedorismo. Também apresentam uma grande preocupação com sua imagem e costumam pensar em classes menos favorecidas.
Economia Lucrativa:
Um dos modelos mais populares do momento, consiste em unir interesse e pessoas distintas. Um dos grandes exemplos deste modelo são os aplicativos de transporte como o Uber, que unem diversos interesses.
Este modelo acaba possibilita o motorista a ganhar seu dinheiro, enquanto o passageiro se locomove confortavelmente. Sendo o único elo entre os dois a empresa mediadora.
Modelo de negócio para franquias
No ramo de negócios de franquias, o modelo é conhecido por sua tradicionalidade, mesmo que não exista um modelo único. Ele é apresentado como uma forma de vender um produto ou serviço através de uma distribuição.
Resumidamente nesse formato o franqueado adquire o direito do uso da patente ou marca. Porém, ainda sim deve manter o padrão exigido pelo franqueador, que irá auxiliar com treinamentos para tal feito.
Comentários