POLÍTICA

Morre aos 87 anos, dona Lila, viúva de Mário Covas e avó do prefeito de SP

Dona Lila Covas, mulher do ex-governador Mario Covas, morreu em SP - Crédito: Reprodução Dona Lila Covas, mulher do ex-governador Mario Covas, morreu em SP - Crédito: Reprodução

Florinda Gomes Covas, conhecida como Lila Covas, morreu na noite deste sábado, dia 21 de março, aos 87 anos, em São Paulo. Lila é viúva do ex-governador Mario Covas e avó do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Ela sofria de Mal de Alzheimer e morreu de causas naturais, segundo a família. O corpo de Lila será cremado.

O anúncio foi feito pelo seu filho, o vereador Mario Covas Neto (Podemos), em uma rede social nesta manhã. “É com profundo pesar e tristeza que comunicamos o falecimento de nossa mãe Lila Covas. Não haverá cerimônia fúnebre, em respeito ao atual momento. Assim que possível faremos as merecidas homenagens”, disse. Como Dona Lila era muito querida, a família ficou com receio de fazer uma cerimônia e que as pessoas descumprirem o período de quarentena imposto pelo coronavírus. A morte dela não tem nenhuma relação com o Covid-19.

Em nota, "a Prefeitura de São Paulo comunica com pesar o falecimento de D.Lila Covas, avó do prefeito Bruno Covas, e informa que não haverá cerimônia fúnebre, em respeito à recomendação de recolhimento de toda a população".

O vereador pede que todos façam “um pensamento elevado em sua memória, segundo a crença de cada um". De acordo com a assessoria de imprensa do vereador, Lila dormiu e não acordou. Ela morava em uma clínica de idosos na capital paulista.

Ela deixa dois filhos, Mario e Renata, cinco netos e um bisneto.

Em uma página feita por Mario Covas Neto em comemoração aos 80 anos da mãe, ele diz que Lila era conhecida por sua dedicação ao marido, família e as causas sociais, essa mulher guerreira e batalhadora é um dos orgulhos do filho Mario Covas Neto. “Ela foi mãe e pai durante grande parte da minha vida. Uma companheira do meu pai para todos os momentos. Uma mulher que realizou muito no Fundo Social, ajudando milhares de pessoas, sem contar com recursos públicos”, disse o vereador.

Segundo Covas Neto, Dona Lila emprestou todo seu amor e cuidado aos menos favorecidos. Quando Mario Covas foi eleito governador, em 1995, ela assumiu, como voluntária, a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Estado.

O diretório estadual do PSDB divulgou uma nota lamentando a morte. "É com o mais profundo pesar que o Diretório Estadual do PSDB-SP comunica o falecimento de D. Lila Covas. Viúva do saudoso Governador Mario Covas e avó do prefeito da capital, Bruno Covas, a história de D. Lila se confunde com a da política brasileira e a do próprio PSDB. Enquanto presidente do Fundo Social de Solidariedade, representou uma mudança no paradigma das ações sociais, implementando programas em parceria com a sociedade civil e instituindo campanhas que priorizaram o desenvolvimento social.

Em nome dos tucanos de São Paulo, nos solidarizamos à família Covas neste momento de profunda dor, convictos de que seu exemplo de vida manterá vivo seu legado."

Comentários