Dados divulgados na manhã desta quarta-feira (26/8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que Mato Grosso do Sul tem o segundo maior índice do país em trabalhadores que exercem atividades no período noturno.
Os números fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua) relacionados às características adicionais do mercado de trabalho do ano passado.
De acordo com o IBGE, entre as pessoas com 14 anos ou mais ocupadas no Estado em 2019, pouco mais de 9% realizam as atividades profissionais a noite, totalizando 124 mil pessoas. Nesse quesito, os sul-mato-grossenses perdem apenas para o Distrito Federal.
Os homens são responsáveis pela maioria dos empregos durante a noite.
Segundo a publicação, 85 mil cumprem jornada nesse período, enquanto 39 mil são mulheres.
Ocupação
Outra demanda da pesquisa mostra que da população ocupada no setor privado em Mato Grosso do Sul no ano passado, 1,05 milhão executava as atividades de forma presencial.
Ainda de acordo com a Pnad, desses, a maioria [562 mil] atuava em empresas com até cinco funcionários, enquanto 116 mil entre 6 a 10, 128 mil naquelas com 11 a 50 empregados e 239 naqueles empreendimentos com mais de 51.
Comentários