Foram registrados nesta semana 819 novos casos suspeitos de dengue em Mato Grosso do Sul. Com a atualização desta quarta-feira (7) do boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 69.906 notificações estão acumuladas desde janeiro deste ano.
Deste total de casos registrados, 10.423 foram confirmados como dengue através de exames em laboratório. A maioria das confirmações, 27.729, foram realizadas com base em exames clínico-epidemiológicos, considerando os sintomas clínicos e o histórico epidemiológico daquele paciente.
Em 2020, os óbitos por dengue em Mato Grosso do Sul está em 42, maior número de mortes por esta doença pelo menos desde 2013, conforme informações do boletim da SES. O óbito mais recente é datado de 11 de agosto, sendo a vítima, de 58 anos, moradora em Anastácio.
Com relação à situação da dengue no município de Dourados, a cidade apresenta 2.183 notificações, sendo que 1.194 foram confirmados como dengue através das duas modalidades de análise. Três douradenses morreram em decorrência de complicações provocadas por esta doença.
ZICA E CHIKUNGUNYA
O setor de vigilância em saúde também divulgou nesta quarta-feira (7) a atualização dos boletins sobre o vírus Zica e Chikungunya. Ambos apresentaram poucas mudanças em relação aos dados apresentados no início do mês de setembro.
Chikungunya somou apenas cinco notificações em um mês, chegando a 195 casos acumulados desde janeiro. Deste universo, 70 foram confirmados, 186 descartados e 125 ignorados, referentes a casos que ainda não foram encerrados, por ainda não terem exames com resultados conclusivos ou pela demora no lançamento da conclusão no sistema. Dourados tem 47 notificações de casos de Chikungunya.
Já o vírus Zica manteve 71 o número de casos prováveis em 2020, sendo 13 de moradores do município de Dourados.
Comentários