Brasil

MS ‘selvagem’ tem dia com capturas de três serpentes, dois jacarés e uma onça

Sucuri em Corumbá e Amambai, jararaca em Dourados, jacaré em quintal de casa em Ladário e no pátio de escola estadual no município de Miranda, onde também houve o resgate de uma onça morta

Sucuri foi capturada no Centro de Convenções do município de Corumbá (Foto: Divulgação/PMA) Sucuri foi capturada no Centro de Convenções do município de Corumbá (Foto: Divulgação/PMA)

Mato Grosso do Sul teve uma série de flagrantes selvagens na terça-feira (22). De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), nesse mesmo dia foram capturadas três cobras e dois jacarés em áreas urbanas, além de uma onça resgatada após atropelamento em rodovia.

No caso do felino, uma onça-pintada recolhida às margens da rodovia BR-262, localizada a aproximadamente 5 quilômetros da cidade de Miranda, não foi possível salvá-lo.

“A equipe foi acionada por populares que passavam pelo local e informavam que o animal estava caído ao solo, aparentando ter sido atropelado. Os Policiais foram imediatamente ao local e constataram a onça já estava morta e efetuaram o recolhimento da carcaça do animal, um macho adulto. O felino apresentava ferimentos na região da cabeça e outras características, indicando ter mesmo sido atropelado”, detalhou a corporação.

No mesmo município policiais militares ambientais realizaram a captura de um jacaré após o chamado do diretor de uma escola estadual que informou a presença do animal no pátio da unidade. O jacaré de 1,50 metro foi capturado com uso de cambões e colocado em uma caixa de contenção. “Como o réptil não apresentava ferimentos, a equipe realizou a sua soltura no Pantanal, distante da cidade”, informou a PMA.

Em Ladário houve a captura de um filhote de jacaré que estava no quintal de uma residência. A moradora do local chamou a polícia e também foram utilizados cambões para colocá-lo na caixa de contenção. Sem ferimentos, o animal foi devolvido ao habitat natural, distante da cidade.

Em Dourados, maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense, moradora de 60 anos telefonou à PMA após encontrar uma serpente na casinha do cachorro. Na residência, localizada no bairro Nova Esperança, os policiais constataram ser uma Jararaca, que foi capturada e posteriormente solta no habitat natural, distante da zona urbana.

Já em Amambai, policiais militares ambientais fizeram a captura de uma sucuri-amarela após serem acionados por um funcionário público, de 55 anos. A serpente estava em um terreno na Rua Chaparro de Oliveira, no bairro Vila Panorama.

“A equipe da PMA foi ao local e efetuou a captura da sucuri, que media aproximadamente quase três metros, com uso de um cambão e a colocou em uma caixa de contenção”, informou a corporação.

Ainda segundo a Polícia Militar Ambiental, um filhote de sucuri-amarela foi capturado no auditório do Centro de Convenções de Corumbá. Funcionários do local solicitaram o apoio especializado e a serpente com aproximadamente dois metros foi colocada em uma caixa de contenção antes de ser solta em uma vegetação nas proximidades do Rio Paraguai.

Comentários