MATO GROSSO DO SUL

Na tribuna, Marçal chama atenção para crescimento de casos de câncer

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Ao usar a tribuna na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (05), o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) chamou a atenção para as estatísticas de novos casos de câncer no Estado em 2020. 

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima quase 10 mil ocorrências da doença, com destaque para o câncer de próstata (1.240 casos), mama (850), cólon e reto (540), traqueia, brônquio e pulmão (460) e colo de Útero (270).

Ontem (4) foi o Dia Mundial do Câncer, data para conscientização da epidemia global da doença que tende a aumentar nos próximos anos. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência de câncer a cada ano. 

Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. O Brasil, conforme o Inca, terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022. E a obesidade estará entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de 11 dos 19 tipos mais frequentes na população brasileira.

Marçal chamou a atenção para o relatório que consta que a menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano no mundo. 

“O Inca ainda estimou que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Isso mostra que temos que melhorar muito as ações de conscientização, de promoção de qualidade de vida e de atendimento”, disse o parlamentar.

Entre as medidas individuais para contribuir para o controle do câncer, o Inca recomenda que a população adote um estilo de vida e hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de álcool.

 

Comentários