O japonês, Kosuke Ono, naturalizado brasileiro e residente em Dourados recebeu do imperador japonês, Akihito, uma honraria por serviços prestados como imigrante, no dia 28 de junho no consulado japonês em São Paulo, denominada “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”. E será homenageado neste sábado (20) no clube Nipônico de Dourados, às 19h30.
A honraria foi pelos 22 anos em que exerceu cargos de Vice-Presidente e Presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Dourados, e atualmente por exercer o cargo de conselheiro na mesma associação orientando os jovens sucessores. Também totalizou 28 anos no exercício de cargos de Vice-Presidência e de Presidência na Associação Cultural Nipo-Brasileira Sul-Mato-Grossense.
Em sua simplicidade, o comerciante enfatiza que a honraria não seria possível sem a união de toda a comunidade nipônica de Dourados e do sul de Mato Grosso do Sul. “Mas também fico muito orgulhoso, pois nunca sonhei com isso quando desembarquei em Santos em 1953”, lembrou o brasileiro naturalizado.
O ano de 2013 é marcante para Ono, além de receber a honraria do imperador japonês, fez 80 anos de idade e completa 60 anos que chegou ao Brasil.
Também mereceu a homenagem, pois após ao assumir a Presidência da Associação em 1995, empenhou-se na revitalização da região e na reabilitação das entidades nikkeis sob sua guarda que sofriam com o esvaziamento de associados devido à ida de trabalhadores ao Japão.
Além de contribuir na valorização dos nikkeis do Brasil através de cada entidade que estava sob a responsabilidade da Associação Sul- Mato-Grossense e das principais entidades nipo-brasileiras de São Paulo.
“Ajudei na compreensão mútua entre o Japão e o Brasil e nas relações de amizade entre os dois países. Foi um trabalho para ‘enxertar’ a cultura japonesa no Brasil. Teve uma época em que os jovens foram trabalhar no Japão, mas agora nos reerguemos. Mostra disso são as comidas japonesas que estão mais comuns na região e a criação de escola de língua japonesa”, disse Ono.
Há 60 anos foi criada a Associação Cultural Nipo-Brasileira sul-mato-grossense, composta por 11 cidades do sul do Estado. E durante este período Kosuke Ono foi o sexto a receber esta honraria, os antecessores foram Teruo Natsumeda, Azuma, de Nova Andradina, Seiji Nishioka, Toshinobu Katayama e Tatsuo Suekane.
Os tramites para que Kosuke Ono recebesse a homenagem duraram mais de um ano. A iniciativa partiu da associação nipônica do sul de MS que preparou o currículo dele e reuniu os documentos necessários para que fossem enviados para São Paulo. No consulado a documentação passou por uma nova avaliação e depois de aprovada foi enviada para o Japão. Lá passou pelos mesmos processos e foi concedida a horária pelo imperador.
Onu já foi homenageado pelo Dourados News em dezembro de 2012, momento em que sua venda de ‘Secos e Molhados’ localizada em pleno centro de Dourados, na Avenida Marcelino Pires, há 42 anos foi lembrada.
Homenagem aos Condecorados da Primavera De acordo com a Associação Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), em 2013, o governo japonês selecionou seis pessoas no Brasil para serem condecoradas por seus relevantes serviços ao país ou à nação japonesa.
Pela Embaixada do Japão no Brasil - Hitoshi Yamaguchi, com a Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro e Prata.
Pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro - Akira Honma, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço.
Pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba - Honjo Katsumasa, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço.
Pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, três personalidades recebem a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata:
Susumu Miyao, conselheiro do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (Jinmonken)
Kosuke Ono, presidente a Associação Cultural Nipo-Brasileira Sul-Matogrossense e Representante Regional do Bunkyo, da cidade de Dourados
Kazoshi Shiraishi, presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste e Representante Regional do Bunkyo, da cidade de Araçatuba
Comentários