Brasil

Oito dias sem chuvas e temperaturas subindo: Inmet coloca Dourados em alerta de baixa umidade

Previsões meteorológicas indicam não haver expectativa de chuvas para os próximos dias - Crédito: Arquivo/Dourados News Previsões meteorológicas indicam não haver expectativa de chuvas para os próximos dias - Crédito: Arquivo/Dourados News

Nesta quinta-feira (18) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade relativa do ar em Dourados. O aviso começa a valer às 11h e seguirá até às 19h do mesmo dia, com a umidade relativa do ar oscilando entre 30% e 20%.  

Conforme os dados do Guia Clima da Embrapa, desde o início de julho, Dourados registrou um acumulado de 31.7 mm de chuva, a média esperada para o mês é de 43.6 mm.

Embora nos dias 7, 8, 9 e 10 de julho o município tenha sido atingido por chuvas expressivas, atualmente já são 8 dias consecutivos sem precipitações significativas, e as temperaturas voltaram a subir, contribuindo para a queda da umidade.

Além disso, as previsões meteorológicas indicam não haver expectativa de chuvas para os próximos dias, o que contribui ainda mais a situação de ar seco. 

Impactos na saúde e recomendações

A baixa umidade relativa do ar pode causar diversos problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, garganta seca, e agravamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite. O alerta recomenda que a população adote medidas simples, mas eficazes, para minimizar os efeitos do ar seco. Entre essas medidas estão a ingestão de bastante água e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Comentários