O conselho de Paris, capital da França, aprovou nesta segunda-feira, dia 1º de abril, batizar um lugar público da cidade com o nome de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018.
Os conselheiros – cargo semelhante ao de vereador municipal – aprovaram a proposta enviada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Pelas redes sociais, ela comemorou a votação a favor da homenagem.
"Votado! Os conselheiros parisienses aprovaram nesta manhã a proposta que eu enviei com minha equipe: um local parisiense levará o nome de Marielle Franco, militante dos direitos humanos, vereadora do Rio de Janeiro, assassinada em março de 2018", escreveu a prefeita de Paris.
Ainda não está certo qual local público vai receber o nome de Marielle – pode ser uma rua, uma praça ou outro logradouro. Segundo a agência francesa RFI, cogita-se que ela batize algum lugar no Marais, bairro no centro da cidade frequentado pela comunidade LGBT de Paris.
Também segundo a RFI, a moção apresentada pela prefeita Hidalgo recebeu votos de partidos de esquerda e direita.
Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados a tiros em 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro. Duas pessoas foram presas suspeitas de terem matado Marielle e Anderson: o PM reformado Ronnie Lessa – denunciado por ter efetuado os disparos – e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz, que dirigiu o carro na noite do crime.
Comentários