Na infância, Paulo descobriu que madeira podia virar carrinho e hoje ele cria de tudo com o material
Carros de boi, casas para passarinhos, barcos, címbalos e peões de rodeio. A criatividade de Paulo Henronso Medeiros, de 51 anos, o leva a criar peças rústicas com diferentes formatos e modelos. A madeira é o principal material do homem que tem apreço por tudo que é rústico desde criança.
No Bairro Coronel Antonino, ele abriu há 1 ano e 6 meses a Artesanatos PH. A relação com o artesanato, contudo, é mais antiga e remete a outra época da vida dele. Na infância, Paulo criou os primeiros objetos de madeira para si e os sete irmãos.
Ele comenta o motivo que o levou a transformar a madeira em peças únicas. “Na realidade quando eu era criança fazia os próprios brinquedos e através disso foi indo. Eu fui criando em fazenda e vi que meu estilo é mais assim de fazenda”, explica.
Natural do Rio Grande do Norte, Paulo saiu de Natal e veio para Campo Grande na década de 1990. Na cidade, ele começou a trabalhar no ramo da construção civil e durante um tempo deixou de lado a confecção artesanal.
Hoje, ele equilibra os dois empregos e é no período vespertino que dedica tempo à loja que ocupa um ambiente da própria residência. O lugar é um reflexo da criatividade de Paulo que utiliza madeira reciclável para fazer os itens decorativos e utilitários.
Entre as criações estão o cavalete de laço, carro de boi, cavalos, navio, porteira, suporte para planta, porta chaves, catavento e cocho para ração. Outras peças que prevalecem em quantidade são os bonecos exercendo atividades como pescaria e cavalgada.
O preço do trabalho varia de R$ 30 a R$ 200, sendo as casas para os passarinhos os produtos de menor valor. Já os preços mais altos correspondem aos carros de boi. A lógica, segundo ele, para definir o valor é simples. “Tem peça que eu demoro mais e aí que varia o preço. Aquelas que demoram mais é mais caro um pouco”, afirma.
Das coisas que produziu a única que não está à venda é o carro de boi que fez para o filho quando criança. Embora o rapaz já tenha 25 anos, Paulo não se desfaz do brinquedo que tem até um conjunto de boiada e o nome do filho gravado no veículo.
Independente do valor, para ele o mais gratificante no trabalho é ver a reação das pessoas diante das peças. “Eu me sinto bem fazendo, eu gosto. Tem quem compra e eu vejo que gosta, então eu fico mais satisfeito”, conta.
Futuramente, Paulo planeja dedicar tempo integral à loja. “Eu mexo com construção civil, faço as duas coisas, mas atualmente tô querendo ficar só com isso aí”, garante.
A Artesanatos PH está localizada na Rua do Livramento, 889, Bairro Coronel Antonino. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 13h às 18h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens:
Comentários