O experiente peão, Altamiro Lima dos Santos conquistou o título nacional de montaria em cavalos pela Ekip Rozeta, principal campeonato da modalidade no país. A grande final do circuito foi realizada entre os dias 06 e 10 de novembro, em Joaquim Távora, no norte do Paraná, onde o sul-mato-grossense confirmou seu favoritismo depois de dominar boa parte da temporada.
Com cinco anos de existência, o campeonato é o maior em nosso país na modalidade “Cutiano”, estilo de montaria em cavalos genuinamente brasileira e que é disputada nas arenas há mais de 60 anos. Oficialmente chamada de Copa Wrangler Cutiano Rozeta, o campeonato teve 22 etapas, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais, percorrendo algumas das Festas do Peão mais famosas do Brasil.
Durante o ano, Altamiro Lima conquistou quatro vitórias, recorde da temporada, vencendo as etapas realizadas em Indiaporã, Palestina, Monções e Capivari, todas no interior de São Paulo. Das 15 etapas que disputou, ele terminou 12 vezes entre os 10 melhores e permaneceu os oito segundos em cima de 44 dos 50 animais que montou, aproveitamento recorde de 88%. O peão assumiu a liderança do ranking ainda na 6ª etapa da temporada e desde então não foi mais ultrapassado.
Com este retrospecto ele chegou a Final Nacional com uma boa vantagem sobre os demais concorrentes e administrou os pontos que tinha, onde mesmo não pontuando tão bem na etapa decisiva, garantiu o título de campeão da temporada, totalizando 20.761,50 pontos, enquanto o vice-campeão, Luiz Felipe da Silva somou 18.640,00 pontos.
“Estou muito feliz por esta conquista. O campeonato reúne os melhores peões e os melhores cavalos do país, e é o desejo de todos conquistar esta fivela de campeão nacional. Tive uma excelente temporada e consegui realizar este sonho. A Ekip Rozeta é a principal responsável por trazer de volta ao destaque nacional a nossa modalidade de montaria em cavalos e é uma honra agora ser um dos campeões,” declarou o competidor.
Na disputa do título, Altamiro concorreu com competidores bem mais jovens, incluindo seu próprio filho, Felipe Mariano dos Santos, que foi um dos destaques do ano e terminou a temporada na quinta posição do ranking.
Comentários