Há pelo menos uma semana o pôr do sol em Campo Grande está diferente. Ao invés do amarelo tradicional, o céu tem apresentado uma nova paleta de cores, com a cor rosa predominando na maioria dos fins de tarde. O cenário, além de ser perfeito para fotos, também é comemorado por meteorologistas, já que a tonalidade indica que a qualidade do ar está agradável.
É o que explica a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues.
“Os tons de rosa e amarelo indicam que nossa atmosfera está em boa qualidade. Enquanto que vermelho e laranja, o céu está muito poluído”, destaca.
Segundo a profissional, a mudança de cor acontece porque, quando o Sol está se pondo, “sua luz penetra na atmosfera de lado – não de cima –, e precisa atravessar mais gás no seu trajeto até chegar à superfície. Essa luz vai de encontro com certas partículas - bem maiores que as moléculas de gás comuns como oxigênio e nitrogênio - assim a luz interage com essas partículas no comprimento de onda da luz rosa”, explica.
Franciane lembra ainda que esse fenômeno óptico, na física, é denominado reflexão. “Dentro da física atmosférica e da meteorologia tem o nome técnico, denominado espalhamento mie. Por isso que, quanto mais laranja e vermelho mais poluído a atmosfera está. As cores do por do sol é um indicativo para qualidade do ar".
Sabendo disso, a jornalista Maria Caroline Palieraqui ganhou um incentivo ainda maior postar um dos momentos que mais gosta do dia, em seu perfil no Instagram, nesta segunda-feira (21).
O clique compartilhado com seus seguidores mostra como o céu ficou logo após o pôr do sol. "Eu sou suspeita para falar de pôr do sol, é uma paixão. E ultimamente o pôr do sol em Campo Grande tem sido um espetáculo à parte, cada dia um céu mais colorido que o dia anterior. É um momento, logo depois do trabalho, para fechar o dia com chave de ouro", destacou a jovem, de 26 anos, que reforça, todas as fotos foram postadas "sem efeito".
Quem também não deixou de registrar o colorido do céu de Campo Grande foi o jovem Andrew Brites, mesmo que, nesta segunda, o ponto de apreciação não tenha sido o de costume.
"Sempre fui apaixonado pelo céu e o pôr do sol no verão é tudo. Quando chove então, dá um efeito ainda mais bonito, meio rosa. Gosto de ver lá da orla do Aeroporto, mas hoje estou vendo da janela do hospital", comentou ao destacar que mesmo cuidando da saúde, fez questão de fazer o registro.
Comentários