Brasil

PF desarticula organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na fronteira

Drogas apreendidas pela Polícia Federal na região de fronteira com o Paraguai - Crédito: Divulgação/PF Drogas apreendidas pela Polícia Federal na região de fronteira com o Paraguai - Crédito: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, a Operação Armador, com objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de drogas da região de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, para diversos estados da Federação. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Ponta Porã.

O trabalho investigativo iniciou a partir da prisão em flagrante de um motorista de caminhão, no dia 21 de agosto, quando realizava o transporte de 187 quilos de cocaína em compartimento oculto na tampa traseira do veículo.

No decorrer das investigações, conduzidas pela Polícia Federal em Naviraí, identificou-se que indivíduo residente em Ponta Porã agia como “gerente operacional” da organização criminosa, recrutando motoristas para a realização dos fretes ilícitos e respectiva logística.

O grupo criminoso fazia, ainda, uso de empresa de fachada para o registro dos conjuntos veiculares utilizados no transporte da cocaína, de modo a aparentar licitude aos fretes de drogas.

O avanço das investigações resultou na apreensão de mais duas cargas de drogas, totalizando, ao todo, cerca de 508 quilos de cocaína.

O "Armador" é o profissional da marinha mercante que executa todos os procedimentos necessários para o transporte de cargas entre os portos. A atuação do "gerente operacional" do esquema, preso na presente data, assemelhava-se a de um armador, uma vez que detinha o controle da frota de caminhões utilizada nos transportes de cocaína.

Comentários