Mais de 300 mil pessoas ficaram sem energia em Mato Grosso do Sul devido a acidentes envolvendo pipas com a rede elétrica. Os números correspondem aos anos de 2023 e 2024 e foram divulgados pela Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento para grande parte do Estado.
Só no ano passado 181.137 acabaram afetados pelo problema em 151 casos, enquanto em 2023, em torno de 130,4 mil clientes da empresa ficaram sem energia devido a 164 ocorrências desse tipo.
O alerta maior é para crianças, principalmente neste período de férias. Porém, a orientação é para buscas de lugares abertos, até por medidas de segurança.
“Muitas crianças aproveitam as férias para brincar com pipas. Primeiro é importante escolher um local adequado para evitar acidentes elétricos. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, eliminando o risco para quem está soltando a pipa como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região”, afirma o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa em Mato Grosso do Sul, João Ricardo Nascimento.
Outro ponto que deve ser observado é a tentativa de retirada desses objetos, quando em contato com a fiação de postes de energia, podendo causar acidentes fatais.
DICAS DE SEGURANÇA
-Não solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa.
-Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas.
-Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos.
-Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.
-Nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica.
Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 722 7272.
Comentários