Brasil

Pista do Aeroporto de Dourados passa por nova inspeção do GEIV

Aeronave da FAB realiza nova inspeção na pista do Aeroporto de Dourados - Crédito: Franz Mendes/Divulgação/Arquivo Aeronave da FAB realiza nova inspeção na pista do Aeroporto de Dourados - Crédito: Franz Mendes/Divulgação/Arquivo

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, inicia na tarde desta segunda-feira (10/2) uma nova inspeção de pista por parte da FAB (Força Aérea Brasileira). A vistoria está dentro do processo de homologação para que o local volte a receber voos comerciais, suspensos desde maio de 2021.

Esta é mais uma ação dentro dos tramites necessários para avaliação da pista e posterior liberação.

Em dezembro do ano passado, uma aeronave do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) chegou ao município e realizou os procedimentos. 

Na ocasião, apenas uma das duas cabeceiras, a 06, foi aprovada. Já a 24 foi reprovada no teste por não atingir o brilho necessário em seu sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão). 

Para corrigir o problema, seria necessária a substituição de um refletor.

O Aeroporto Francisco de Matos Pereira já tem autorização para receber aviões de grande porte, mas apenas para aviação privada. 
Para que possa retornar com os voos comerciais operados pelas companhias aéreas, será necessário a homologação total da pista. Após a inspeção, um novo documento será emitido para saber se o local estará apto às operações. 

Aviação comercial

Na primeira quinzena de janeiro, o prefeito Marçal Filho (PSDB) se reuniu com representantes da Azul Linhas Aéreas para a retomada das operações no município assim que o local estivesse com a documentação pronta e teve um aceno positivo por parte da companhia. 

Ainda em janeiro, durante reunião em Brasília (DF) com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, o chefe do Executivo douradense tratou de medidas que pudessem agilizar a retomada desses voos comerciais. 

“Apresentamos ao ministro de Portos e Aeroportos, ao secretário nacional de Aviação Civil e ao presidente da Infraero, o rol de medidas que já adotamos para que a cabeceira 24 da pista passe por nova vistoria pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para que seja homologada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, disse na ocasião o prefeito.
 

Comentários