O plantio da soja entrou na reta final em Mato Grosso do Sul. De acordo com o projeto Siga-MS, até o dia 22 de novembro haviam sido cultivados 2,793 milhões de hectares. Isso representa 88,3% dos 3,163 milhões de hectares estimados para essa safra.
Mesmo com as adversidades climáticas que atrasaram o início da semeadura, já que faltou chuva, a expectativa de produção não foi alterada e está mantida em 9,906 milhões de toneladas, com produtividade média de 52,19 sacas por hectare.
“Com o clima desfavorável para o plantio, os produtores diminuíram o ritmo de plantio. Nas regiões onde a umidade do solo estava adequada, os produtores continuaram com a operação de semeadura. Para o final de novembro, a previsão do tempo indica volumes significativos de chuva”, detalha o mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
O Siga-MS detalha que a região norte do Estado está com o plantio mais avançado, em média 91,9%. Nela estão os primeiros municípios a concluírem o plantio dessa safra, Alcinópolis e Chapadão do Sul. Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste e Sonora estão acima de 90%.
A região centro está com 90,7% da área cultivada, puxada por Sidrolândia, perto de 100%. Campo Grande e Rio Brilhante já alcançaram 90%.
Com 86,5% de média de plantio, a região sul tem Caarapó, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Maracaju, Tacuru e Vicentina com os maiores índices, já acima de 90%. Dourados ainda está com 70%.
CLIMA
Com base no modelo do Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), o Siga-MS apurou que até 24 de novembro diferentes áreas de Mato Grosso do Sul ficaram até 18 dias sem chuva.
Contudo, a precipitação pluviométrica de terça-feira (26) havia sido prevista, bem como a possibilidade de pancadas de chuva localizadas na região norte e nordeste desta quarta-feira (27) até sexta-feira (29).
Na previsão estendida, o modelo do NOAA (National Oceanic and Atmosferic Administration) possibilitou apurar que entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro há possibilidade de chuva no Estado com mínima 25 milímetros e máxima 105 milímetros.
Comentários