Dentro da prioridade de educação ambiental nos trabalhos da PMA, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Miranda realizou nesta terça-feira, dia 30 de agosto, palestras e dinâmicas de Educação Ambiental no Centro de Educação Infantil Vó Emiliana. Houve a participação de 40 crianças e, como as atividades precisavam ser lúdicas, em razão da idade das crianças, foram desenvolvidas brincadeiras temáticas e também foi instalado o estande de fauna, com animais silvestres taxidermizados (empalhados), inclusive com uma onça pintada.
No estande, além de conhecer a fauna regional, os alunos aprenderam de forma lúdica sobre os desequilíbrios que levaram àqueles animais a estarem mortos e não na natureza, tais como, caça, tráfico, atropelamentos, entre outros. Outros temas ambientais, como resíduos sólidos, desmatamento, os incêndios, poluição, também foram desenvolvidos com metodologias de dinâmicas de grupos.
Todas as 27 Subunidades da Polícia Militar Ambiental realizam Educação Ambiental. O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.
O Comandante da Subunidade de Corumbá ressalta a importância da educação ambiental como atividade multidisciplinar e universal. Conforme a Constituição Federal de 1988 esta atividade deve abranger todos os níveis de ensino e segmentos sociais. Por esse motivo, todos os órgãos e, principalmente, aqueles voltados para o trato da questão ambiental, devem dispensar especial atenção para o tema.
Comentários