fonte: douradosagora
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove audiência pública quinta-feira para discutir o tema “Políticas públicas para a saúde do homem”.
O aprimoramento de ações de prevenção de doenças, sobretudo as graves e crônicas como o câncer de próstata, é objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, segundo documento de 2008 do Ministério da Saúde.
De acordo com o texto, muitas enfermidades graves que acometem a população masculina poderiam ser evitadas caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária.
“A resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também, e sobretudo, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas”, diz o documento.
Para participar da audiência, foram convidados Eduardo Schwarz (Ministério da Saúde), Aguinaldo Nardi (Sociedade Brasileira de Urologia), Anderson Silvestrini (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), Emmanuel Cavalcanti (Conselho Federal de Medicina) e Flávio Heldwein (Blog Saúde do Homem). (Jornal do Senado)
Comentários