ARTIGO

Ponte sobre o Brilhante em Piraporã, um trecho da história em dois atos

A vinda do governador Reinaldo Azambuja na última terça feira (08/08), não pode passar por despercebida principalmente, pelo contexto histórico que marca o antes e o depois da ponte sobre o Rio Brilhante no distrito de Piraporã.

Após o descerramento da placa inaugural feito em ato solene no bairro da COHAB em Itaporã, Reinaldo Azambuja acompanhado do prefeito Marcos Pacco, populares e demais lideranças, se dirigiram até o Distrito de Piraporã para ver in loco a nova ponte de concreto ligando o munícipio de Itaporã a Rio Brilhante.

Talvez para muitos o ato fora apenas uma simples inauguração, sem se importar que naquele momento uma outra ponta da historia estava sendo registrada por moderníssimas câmeras digitais, contrastando com antiga foto em preto e branco registrada no inicio dos anos 60 quando no mesmo lugar era inaugurada uma ponte de madeira.

CURTA O DIÁRIO NO FACEBOOK

Hoje com tanta tecnologia e a rapidez com que as coisas acontecem ou se transformam, fica aqui o registro de duas épocas distintas, onde um passado de dificuldade edificado com a força braçal deu lugar a um presente de modernidade. Ao longo dos 57 anos que separam a construção das duas pontes, tudo mudou para melhor, exceto a nossa capacidade de guardar e valorizar um pouco mais a história escrita por pioneiros que deram o melhor de si para a construção desse maravilhoso recanto chamado Itaporã.

Na foto em preto e branco feita no inicio dos anos 60, aparece em primeiro plano o ex-prefeito Jose Teixeira da Silva, e ao fundo o ex-prefeito Aurenô Cordeiro, dentre outros nomes influentes da época. É uma pena não podermos identificar todas as pessoas eternizadas neste momento, mas, se alguém identificar algum conhecido ou parente, entre em contato conosco pelo e-mail walteritapora@gmail.com, que teremos o imenso prazer em divulgar para as demais pessoas que se interessam pela história de Itaporã.

Comentários