PANDEMIA

Prefeito anuncia que Dourados vai cumprir decreto estadual na íntegra

Dourados vai cumprir decreto estadual na íntegra, com toque de recolher das 22h às 5h e fechamento de atividades não essenciais aos domingos - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Dourados vai cumprir decreto estadual na íntegra, com toque de recolher das 22h às 5h e fechamento de atividades não essenciais aos domingos - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

O prefeito Alan Guedes (PP) anunciou nesta quinta-feira (11) que a Prefeitura de Dourados vai cumprir na íntegra os termos do Decreto nº 15.632, de 9 de março de 2021, expedido na quarta-feira (10) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) com medidas mais rígidas para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. 

As principais mudanças dizem respeito ao toque de recolher, que a partir de domingo (14) será das 20h às 5h em todos os municípios sul-mato-grossenses, e à vedação de atividades não essenciais aos domingos. 

Esse anúncio foi feito através de transmissão ao vivo nas redes sociais atribuídas à prefeitura. Até hoje, a pandemia já resultou em 21.620 casos confirmados e 275 mortes na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

“Sentimos que o pior momento da pandemia vivemos agora e medidas precisam ser tomadas para o futuro passar melhor. A Prefeitura de Dourados cumprirá integralmente o decreto do Governo do Estado a partir de domingo”, afirmou. 

Segundo o prefeito, desde janeiro houve alta de 15% nas solicitações de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e não foi possível avançar na oferta dos leitos da mesma maneira. 

Atualmente, são 40 leitos de UTI operantes exclusivamente para pacientes diagnosticados com Covid-19, número que deve chegar a 45 com novas habilitações. Essa estrutura é destinada a atender não apenas moradores de Dourados, mas de toda a macrorregião.

“A obrigação de quem governa, de quem lidera, é vir e trazer a notícia que pode não ser boa, porque dar notícia boa é muito fácil. Nos reunimos ontem e hoje com a equipe técnica da Secretaria de Saúde para encontrar alternativa. Há uma dificuldade muito grande com relação à fiscalização. Temos trabalhado para amplia-las, mas precisamos contar com a população, porque é fundamental fazermos nossas partes. Agora, nesse momento, não é hora de aglomeração e de grandes eventos. Temos que ter sensibilidade de entender que o momento é muito difícil”, ponderou.

Alan Guedes defendeu o toque de recolher das 20h às 5h com meio de diminuir a circulação de pessoas e frear a crescente da curva de transmissão do vírus. “Diminuindo as aglomerações contribui”, avalia. 

Também de acordo com o prefeito, um decreto municipal com medidas de prevenção ao contágio deve ser publicado ainda hoje, com validade de 14 dias.

Comentários