Vai até o dia 31 de julho o prazo para preencher os dados referentes ao Censo Escolar 2013, que tem como objetivo coletar as informações sobre escolas, turmas, alunos, professores de todas as etapas e modalidades da educação básica e deverão ser enviadas pelo sistema Educacenso.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ) é o responsável pelo levantamento das informações.
A CNM (Confederação Nacional de Municípios) esclarece que é com base nos dados enviados que os recursos federais são distribuídos para as escolas municipais. E que após as informações preliminares enviadas ao sistema os gestores municipais terão 30 dias para fazer correções retirando ou completando os dados declarados.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembra que, de acordo com o Censo Escolar 2012, as redes municipais de ensino no Brasil ofereciam 46% do total das matrículas da educação básica e 70% das matrículas da educação infantil.
Para ele, "é necessário que os gestores municipais fiquem atentos ao preenchimento correto dos dados do Censo Escolar, uma vez que servem de base para a distribuição dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) e de programas federais, como o da merenda e transporte escolar”.
Comentários