Os cerca de 50 mil candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 que fariam a prova em locais a mais de 30 km de suas casas terão o direito de participar da avaliação em outra data, caso queiram: 12 e 13 de dezembro, em endereços que ainda serão informados. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Desde a divulgação dos locais de prova, na última terça-feira (24), as redes sociais foram tomadas por reclamações de estudantes.
Quando é o Enem para a maioria? Dá para comparar as notas? As datas originais do Enem 2023 são 5 e 12 de novembro. Como ele é corrigido por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI, que mede a coerência das respostas), é possível comparar o desempenho de alunos que fizeram edições diferentes da avaliação.
O que os alunos prejudicados precisam fazer? O Inep disponibilizará, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), uma aba específica para que inscritos peçam para participar do Enem na nova data. Segundo o órgão, o sistema analisará as informações no período de 13 a 17 de novembro (ou seja, o primeiro domingo da data original já terá passado).
Comentários