A Aduems (Associação dos Docentes da UEMS), representada pelo seu Presidente, o Professor Esmael Machado, interada da situação de muitos indivíduos dentro do espectro autista que estão na fila de espera por vagas, sem o tratamento necessário, se reuniu com os representantes da Família Azul: Andrea Soares Flores, Adriana Marlene Moreno Pires e Jacenir Vieira para elaborarem um documento para entregar ao Reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), para solicitar que os cursos de Fonoaudiologia e de Terapia ocupacional sejam ofertados em Dourados pela instituição.
“Estamos solicitando atenção especial do reitor para que os cursos de Fonoaudiologia e de Terapia ocupacional sejam ofertados em Dourados pela UEMS. Família Azul é um coletivo que reúne mais de 500 famílias de pais e mães atípicas, que tem filhos autistas, e sentem a carência de profissionais nessa área é um enorme desafio a ser superado, pois os cuidados nessa área são básicos para que o autista consiga alcançar melhores condições de estudo e vida social, pra além da superação em outros aspectos do dia a dia”, enfatiza o Presidente da ADUEMS, Professor Esmael Machado.
Conheça o Coletivo da Família Azul
O Família Azul é um grupo que nasceu da necessidade de familiares de indivíduos dentro do espectro autista de trocarem informações, experiências, de acolherem e serem acolhidos por outros que têm as mesmas dificuldades e alegrias. Inicialmente com menos de 10 membros, hoje o grupo é formado por mais de 500 famílias de Dourados e região.
Além de ser um grupo tem como objetivo promover apoio e acolhimento aos seus membros, o Família Azul também expandiu sua atuação e hoje realiza diferentes ações em prol da melhoria de vida das famílias com membros dentro do espectro autista. Dentre essas ações, podemos destacar: encontros de mães mediados por psicólogos, nos quais ocorre troca de experiências, acolhimento e orientação; eventos com profissionais atuantes no tema visando levar conhecimento a essas famílias sobre o que é o autismo, tratamentos recomendados, direitos do autista, entre outros; ações sociais com o objetivo de ajudar tanto com o básico para famílias carentes como para conscientização da causa autista e representatividade junto aos órgãos competentes no estabelecimento de políticas públicas e na garantia dos direitos de pessoas com transtorno do espectro autista.
O grupo tem se organizado para passar a ser numa associação sem fins lucrativos e expandir ainda mais sua atuação.
Comentários