Força tarefa realizada por equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast no município de Paranaíba – distante aproximadamente 410 quilômetros de Campo Grande – flagrou irregularidades em todas as agências de instituições de crédito fiscalizadas na cidade, o que vem causando transtornos aos clientes/consumidores.
Foram visitadas unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Sicredi sendo recorrentes os abusos cometidos tais como demora no tempo de espera para atendimento – em muitos casos superior a uma hora - inexistência de atendimento prioritário, ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor, não emissão de senhas com registro de chegada e saída do cliente, na maioria das agências, além de emissão de comprovantes em papel termossensível.
Um fator observado foi a inovação de unidades de crédito, como é o caso do Sicredi, onde apesar de espera em longas filas e demora excessiva, o consumidor só recebe senha no momento em que entra na agência, impossibilitando o cálculo do tempo que demandou o atendimento. Fato idêntico ocorre com o Banco do Brasil, com uma diferença: as pessoas a guardam em longa fila no outro lado da rua sendo chamadas pelo segurança quando ocupam o primeiro lugar na fila. Independente de prioridade.
Em várias dessas ocorrências de desobediência a legislação que rege a relação de consumo, a maioria das agências visitadas é reincidente, já tendo sido autuadas em outras ocasiões em que houve ação da fiscalização. Além das autuações, os fiscais promoveram orientações aos responsáveis pelas instituições, de maneira que possam melhorar a relação de consumo.
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