No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o PROCON DE ITAPORÃ -MS, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR .
A ação dos órgãos de defesa do consumidor, terá o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo PROCON DE ITAPORÃ-MS, a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.
Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiencia revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
De acordo com PAULA SABINO DORETO, dirigente do PROCON ITAPORÃ –MS, “é essencial que os consumidores aprendam a se utilizar dessa plataforma de maneira eficiente com o objetivo de realizar as negociações de dívida durante esse período, mais também comecem a se utilizar dela com mais frequência com objetivo de ter registro de suas reclamações de maneira mais célere e com autonomia. Isto porque, o consumidor.gov é uma ferramenta com altos índices de resolutividade, foi criada para dar mais amplitude de acesso e com muita agilidade de resposta, possibilitando uma gestão integrada das reclamações pelo governo federal. ”.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O PROCON Itaporã – MS, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil
Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.
Serviço:
O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
QUANDO: 15/03 até 31/03
COMO: através do site www.consumidor.gov.br
PUBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
CONTATO: PROCON Itaporã – MS pelo telefone 67 34511028 ( Horário de Atendimento das 08:00 as 12:00 horas) ou presencialmente no terminal rodoviário.
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