A uma semana do fim da Campanha de Multivacinação, 40 municípios de Mato Grosso do Sul continuam com a procura pelas vacinas muito abaixo da meta de 95% de cobertura vacinal da população. O índice estadual está em 68,54%. Até a
De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), até quarta-feira (18) as cidades com menor procura pelas vacinas são Campo Grande e Santa Rita do Pardo, com índices abaixo dos 50%.
Nas cidades de Água Clara, Rio Brilhante, Miranda, Anastácio, Coxim, Jardim, Ribas do Rio Pardo e Bodoquena a procura ficou entre 50 e 59%. Em seguida ficaram as cidades de Maracaju, Bela Vista, Três Lagoas e Jaraguari o alcance até ontem era de 60 a 69%.
Com uma situação um pouco melhor, mas ainda abaixo da meta estão as cidades de Sonora, Sidrolândia, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Caarapó, Mundo Novo, Terenos, Nioaque, Paranhos, Pedro Gomes e Amambai com índices entre 70 e 79%.
Em Coronel Sapucaia, Ponta Porã, Aral Moreira, Nova Andradina, Guia Lopes da Laguna, Bataiporã, Ladário, Camapuã, Bonito, Corguinho, Itaporã, Alcinópolis e Iguatemi a procura está entre 80 a 89%. E mais perto da meta está a cidade de Juti com 90,44%.
Por conta da baixa procura uma reunião será realizada amanhã (20) entre a SES e representantes dos 40 municípios para definir estratégias para que os municípios alcancem a meta da campanha de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes e contra a poliomelite.
“Nós temos apenas mais uma semana para alcançar a meta e percebemos que alguns municípios estão com dificuldades em melhorar a cobertura e atingir meta de 95%, portanto, faremos uma reunião na sexta-feira para juntos, pensarmos em novas estratégias de resgate da população faltosa”, disse a gerente técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger.
A campanha termina no dia 30 de novembro e apenas 39 cidades do Estado já alcançaram a meta de 95% da cobertura vacinal.
Reunião MP - No último dia 12, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul realizou uma reunião com entidades para discutir estratégias para um maior alcance da campanha no Estado.
Na data a promotora de Justiça, Filomena Fluminhan, chegou a dizer que dos 79 municípios do Estado, 47 não tinham cumprida ainda e em 15 da cobertura estava em 41% a 59% apenas. Outras 32 cidades já atingiram a meta.
Comentários