Brasil

Produção agropecuária intensificada e sustentável será tema de evento em 2023

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Em 2023, a capital de Mato Grosso do Sul, vai sediar o II Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção (II SIP). As atividades vão ser realizadas de 15 a 17 de agosto, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.

O Presidente da Comissão Organizadora do SIP e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, destaca que o Simpósio pretende proporcionar debates voltados para um conjunto de tecnologias, conhecimentos e estratégias produtivas que possibilitem a intensificação da produção agrícola de modo a melhorar a sustentabilidade nos vetores econômicos, sociais e ambientais.

Além disso, neste evento estarão reunidos especialistas, produtores, professores, pesquisadores e técnicos, que vão trocar informações científicas, com vistas a debater práticas agronômicas e pecuárias que contribuam com aumento de produtividade do campo, em sintonia com aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental. Algumas práticas, tais como: rotação de culturas, Sistema Plantio Direto (SPD), Manejo Integrado de Pragas (MIP), entre outras, serão abordadas no evento, haja vista que contribuem com melhorias dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

“Essas práticas são indispensáveis quando se pensa numa agricultura equilibrada econômica e ecologicamente. Nesse sentido, vamos procurar estabelecer debates que vão proporcionar, de forma mais dinâmica e abrangente, a discussão das oportunidades e dos problemas relacionados aos sistemas intensivos de produção”, explica Lamas.

Ele salienta ainda que neste momento, a comissão organizadora está fechando a programação técnica do evento, na perspectiva que o Seminário tenha como palestrantes pessoas que irão abordar aspectos relacionados ao tema central: sistemas intensivos de produção e acrescenta “estamos em contato com empresas e instituições que serão parceiras na realização do Simpósio. A primeira parceria estabelecida foi com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS”.

"Este evento demonstra a importância dos nossos cursos de Ciências Agrárias para junto com a Embrapa realizar pesquisas no sentido da produção, mas principalmente visando a sustentabilidade ambiental e da agricultura pensando também na questão da segurança alimentar. A UEMS vai contribuir bastante participando deste evento como parceira e dos projetos que temos junto com a Embrapa, desenvolvendo todo estado de Mato Grosso do Sul", pontua o reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho.

Histórico - A 1ª edição do Seminário aconteceu em 2021, de 09 a 11 de novembro de 2021 no Cenarium Rural, em Cuiabá – MT. Saiba mais: https://www.sip2021.com.br/

Comentários