Brasil

Projeto continua hoje com atividade sobre Síndrome da Fragilidade

Participantes da UNAMI e equipe de estagiários e professores voluntários do projeto. - Crédito: (ACS|UEMS) Participantes da UNAMI e equipe de estagiários e professores voluntários do projeto. - Crédito: (ACS|UEMS)

Continuam nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, as atividades sobre a “Síndrome da Fragilidade e os cuidados físicos com a saúde” da Unami (Universidade Aberta da Melhor Idade) da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

No primeiro dia da ação (14/09) foram realizados os testes de dinamometria para medir a capacidade de “apertar” das mãos, TUG (time up and go) que avalia a capacidade de reação dos idosos de sair da posição sentado e caminhar e também de alongamento do tronco. As ações são orientadas pelo mestrando do Programa de Ensino em Saúde da UEMS/Dourados, Alex Basílio, que também é fisioterapeuta e professor universitário na área. 

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, será realizado o segundo encontro do projeto sobre síndrome da fragilidade, o objetivo será explicar as questões teóricas que envolvem o envelhecimento. Para o dia  28/09, último dia do projeto, serão entregues rotinas de exercícios específicas para cada idoso que participou do primeiro dia da ação. As rotinas serão preparadas de acordo com o resultado dos testes feitos por cada participante.

Ao final dos encontros além da rotina de exercícios será entregue aos participantes um material educativo produzido pelas professoras, Clarisa Toribio Espinoza e Márcia Regina Martins Alvarenga. O guia “Elaboração de material gráfico sobre Síndrome de Fragilidade para Educação em Saúde de Idosos” aborda os seguintes temas: conceitos gerais sobre o processo de envelhecimento; conceitos de fragilidade; principais fatores de risco; sintomas, sinais, complicações e consequências; métodos para diagnóstico da doença; ações de prevenção da fragilidade; e outros temas relacionados. 

Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 60 anos pode participar das atividades, independentemente do grau de escolaridade, até mesmo iletrados podem participar. Para mais informações escreva para  unami@uems.br ou marciaregina@uems.br ou ligue para (67)98203-7529.

Conheça mais sobre a UNAMI www.uems.br/unami

Comentários