A PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Mato Grosso do Sul promoveu neste ano de 2022 o projeto Educar PRF, desenvolvendo atividades pedagógicas de educação para o trânsito nas escolas públicas e particulares da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, a partir das atividades preparadas pelos professores do projeto.
Estes educadores receberam uma capacitação à distância oferecida pelo Instituto Federal de Muzambinho (MG), em parceria com o Grupo de Educação para o Trânsito da PRF. No Educar PRF, que está encerrando suas atividades neste ano, desenvolveu, de maneira transversal, o conteúdo trânsito nas mais variadas áreas de conhecimento para que os alunos possam entender sua participação como agentes.
Nesse ano, o projeto contou com a participação de 110 escolas, alcançando mais de 15 mil alunos dos seguintes municípios: Anastácio, Aquidauana, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Terenos e Três Lagoas.
O produto dessas atividades, bem como os demais trabalhos correlatos desenvolvidos na escola são expostos e apresentados pelos alunos em uma mostra temática chamada Culminância, momento em que a escola abre suas portas para a comunidade local, que aprende, reforça seus saberes e autoanalisa suas condutas no trânsito.
A PRF tem a missão de promover a segurança pública, proteger vidas, garantindo a mobilidade nas rodovias federais e nas áreas de interesse da união e, para isso, promove ações de educação para o trânsito que buscam conscientizar os cidadãos de que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.
Comentários