A Ferroeste mira parcerias para concretizar o corredor ferroviário Dourados-Paranaguá, (PR). De acordo com a Agência Paraná Notícias, a Evetea (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) deve ser contratado nos próximos meses.
O governador Ratinho Junior e técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística e da Governadoria apresentaram no começo de agosto ao grupo China Merchants projetos ferroviários de curto, médio e longo prazos naquele Estado, entre eles a ligação com o maior município do interior sul-mato-grossense.
A empresa é uma das gigantes do setor logístico e comprou recentemente o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Em julho, o Dourados News mostrou que o projeto de ligação entre os Estados está parado e não há prazos para novos encaminhamentos ou início das obras após a desistência de um grupo coreano que estava a frente dos estudos de viabilidade do projeto, alegando “insegurança” quanto ao retorno dos valores que estava investindo.
A obra
O projeto inicial da Ferroeste tem estimativa em US$ 3 bilhões, algo em torno de R$ 12 bilhões, aplicados na construção da estrada de ferro que terá aproximadamente mil quilômetros, passando por Guaíra, Cascavel e Guarapuava, até o Porto de Paranaguá, todas cidades do Paraná.
Comentários