Brasil

Projeto Territórios da Agricultura vai formar turma em Dourados

Projeto visa realizar uma exposição fotográfica com intuito de dar visibilidade às práticas agrícolas e culturais das comunidades

Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação/GovernoMS Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação/GovernoMS

O município de Dourados foi contemplado pelo Projeto Territórios da Agricultura, que visa realizar uma exposição fotográfica com intuito de dar visibilidade às práticas agrícolas e culturais das comunidades rurais, periurbanas e urbanas.

Para jornada formativa gratuita, será formado um grupo por diferentes setores sociais e institucionais, como representantes do poder público, estudantes, pesquisadores, agricultores e atores da sociedade civil e de movimentos sociais.

Os temas abordados incluem agricultura urbana e periurbana, meio ambiente, educação, inovação social, mediação de conflitos, metodologias participativas, elaboração de diagnósticos, cultura, fotografia e outros.

Podem participar pessoas que gostam de fotografia, agricultores, estudantes, gestores municipais e interessados em alimentos de qualidade, bem como em criar uma ação prática na comunidade a partir de uma construção coletiva. Haverá fila de espera se ultrapassar as 40 vagas.

Serão cinco módulos presenciais de 8 horas cada, durante os meses de maio a outubro de 2022, com a primeira reunião prevista para acontecer na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A ficha de inscrições está disponível em aqui.

Cada módulo formativo apoiará os participantes nas respectivas etapas da jornada: formação de grupo e introdução à temática; imersão e mapeamento territorial; diagnóstico e definição de situação-problema; prototipagem de soluções e implementação de piloto; e comunicação de aprendizados junto à comunidade.

Descrito como um projeto de educação e inovação social voltado à agricultura urbana, periurbana e rural, baseada na participação coletiva e na co-criação de ações que contribuam ao desenvolvimento sistêmico da agricultura e da cultura em seu território, o Projeto Territórios da Agricultura tem três principais objetivos.

O primeiro é realizar projetos inovadores em parceria com agricultores familiares e comunidades locais, o segundo promover práticas agrícolas e culturais das comunidades por meio de uma exposição audiovisual e o terceiro mobilizar e articular uma rede local voltado ao desenvolvimento da agricultura urbana, periurbana e rural no município.

A partir do levantamento das principais demandas do território ligadas à agricultura e co-criarão soluções que atendam à comunidade, será realizada exposição fotográfica para divulgar os diagnósticos regionais e os resultados das inovações realizadas.

Os materiais e produções serão elaborados pelos participantes e irão relatar os principais aprendizados e descobertas da jornada, além de retratar o cenário agrícola do território, seus personagens e suas histórias. Também será feita doação de livros temáticos.

Comentários