Brasil

Promotor de Justiça pode sofrer medida disciplinar por mensagem polêmica

A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou, nesta segunda-feira (10), uma reclamação disciplinar para apuração dos fatos atribuídos ao Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, na 5ª Vara do Júri, Rogério Leão Zagallo, relativos a comentários nas redes sociais. Na sexta-feira (7), às 20h01, preso em um congestionamento provocado pela manifestação do Movimento Passe Livre, contra o aumento das tarifas de ônibus, por meio de mensagem em sua página no Facebook, o promotor, via celular, incitou o uso da força pela tropa de choque contra os manifestantes.

Diversas manifestações ocorreram na internet, entre elas a do promotor Ségio Bruno Fernandes, que comentou a mensagem no post "O promotor que fala demais", no blog Luís Nassif Online.

Em resposta às manifestações, Zagallo escreveu em sua página na rede social uma resposta em que diz entender como “lícita e válida” toda forma de protesto, "mas discorda da forma" como a manifestação do MPL aconteceu. Na resposta, o promotor disse: “todavia, não me retrato (da permanência em minha página) acerca do mérito do comentário, pois, não concordo com a forma de execução da legítima manifestação do grupo chamado MPL Movimento do Passe Livre.” A mensagem foi repassada ao Jornal GGN por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado de São Paulo ( veja íntegra abaixo).

O promotor já apagou as mensagens de sua página na rede social. Abaixo a mensagem que deu margem às manifestação e à reclamação disciplinar na Corregedoria - foi escrita, na sexta-feira (7), às 20h01, pelo promotor Rogério Zagallo.

Segundo ele, o texto "foi fruto de desabafo feito por pessoas que estavam há [sic] muito tempo paradas no trânsito, mas que tinham compromisso com seus filhos". O promotor diz que se manifestou como cidadão. "Foi uma forma de expressão, jamais caracterizando aquiescência com execuções ou arbitrariedades".

fonte:jornalggn

Comentários