PREVIDÊNCIA SOCIAL

Quase 15 mil trabalhadores ainda não sacaram PIS/Pasep em MS

fonte: Dourados News

Em Mato Grosso do Sul 14.967 trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e têm direito a receber o abono salarial PIS/Pasep (Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), no valor de R$ 678, ainda não haviam sacado o valor até 31 de maio. Em todo o Estado, 227.239 mil pessoas têm o direito do benefício, segundo a Caixa Econômica Federal e o prazo para o saque vai até a próxima sexta-feira (28).

O gerente regional da Caixa, Márcio Fonseca, disse ao Dourados News que 93,41% dos trabalhadores já sacaram o valor referente a 2012/2013, “até 31 de maio 212.272 pessoas já haviam retirado o dinehero e se todos sacarem o valor do abono terá colocado um total de R$ 154 milhões para circular em Mato Grosso do Sul”.

Ele alerta que o valor não tirado é devolvido ao Tesouro Nacional, “o valor não é cumulativo, ou seja, no ano que vem o trabalhador que não sacou este ano não irá receber deste ano e do próximo”. Acrescenta ainda que a maioria das pessoas que deixam de retirar o valor é por motivo de mudança ou por falta de informação.

Quem tem direito?

Requisitos: estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; ter recebido de empregador contribuinte do PIS/Pasep (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício; ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração; ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base considerado.

Como sacar?

Para sacar o abono, o trabalhador deve ir às agências da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com um documento de identificação com foto e o número de cadastro no programa. Quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada também pode sacar o valor em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui.

Comentários