COLUNA

Quem pode fazer arte? Por Diego Campos !

Particularmente não acompanho novelas, todavia quando alguém fala sobre animal pintor, já lembro do macaco Chico pintor da novela “Caras e Bocas”, que jogava a tinta sobre a tela, deixando nítida a ação e força do seu corpo, logo, suas telas eram vendidas como sendo fruto do trabalho humano. Pois bem, segundo os críticos de arte esse trabalho não é configurado arte.

Sobre o que venha a ser arte, vários critérios são considerados no processo de classificação, dividindo-se basicamente em: arte, trabalho artístico e artesanato. Na arte em si, é observada a originalidade, a qualidade da obra, contextualização e outros afins. Quanto o trabalho artístico fica entre a denominação de arte e de artesanato, ali no meio termo melhor dizendo, ou seja, é um artesanato em processo de aperfeiçoamento. Já o artesanato, é um produto mais utilitário, funcional e ou decorativo.

Pois bem, sendo assim, quem pode fazer arte?

Bom, como dizia o renomado artista Pablo Picasso: “Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido”, concordo plenamente! Nós seres humanos nascemos dotados de dons e talentos, cabendo ao longo de nossa vida, aprimorá-los e desenvolver aptidões.

Uns nascem e quando adultos se tornam enfermeiros, mecânicos, professores, advogados, dentistas, enfim, se especializam nas mais variadas áreas de atuação humana. Da mesma forma, acontece com o artista, primeiramente como qualquer outra carreira é imprescindível o querer, a vontade própria, depois, a busca pelo conhecimento técnico e intelectivo.

Assim, como a matemática, o futebol, a música, em arte também se aprende por meio da técnica, mesmo não possuindo o tal dom. Alguns aprendem com mais facilidade, outros pelejam ao longo do tempo para aprenderem, alguns se tornam profissionais, outros apenas amadores.

Contudo, de acordo com as teorias dos críticos de arte, já deu para entender que o produzir artístico pode ser fruto do trabalho de qualquer indivíduo, sendo essa uma virtude exclusiva do ser humano.

Diego Campos é colunista, professor de arte e artista plástico. Ministra cursos de pintura artística, para crianças e adultos.

Comentários