Brasil

Receita de pão com inhame saiu da biblioteca e foi parar no mercado

Criação de Ricardo, pães são 100% integral e sem produto de origem animal. (Foto: Arquivo pessoal) Criação de Ricardo, pães são 100% integral e sem produto de origem animal. (Foto: Arquivo pessoal)

Sabor

Desde 2018, ele comercializa os pães integrais que tem sabores variados, como cenoura, inhame e castanhas

Ricardo dos Santos Atilio, de 39 anos, viu a receita do pão vegano que criou sair da biblioteca para ganhar as prateleiras do supermercado. Em 2018, ele começou no ramo para ter renda extra, mas a vontade de vender o produto orgânico falou mais alto e ele investiu tudo na Nutri Pães Naturais.

No galpão da família, ele começou o negócio que conta com a participação da mulher dele, Patrícia Paula Rodrigues, de 36 anos. Quando uma das filhas ficou doente, Ricardo aprendeu a fazer pão para vender no serviço.  “Pedi para minha mãe me ensinar a fazer e foi aonde a gente começou a vender”, lembra.

Na biblioteca do Sesc, onde trabalhava, ele oferecia o produto que saiu da produção artesanal para industrial. Mesmo assim, Ricardo manteve a receita. “Eu tive o sonho de fazer o produto mais natural possível de fermentação natural. Eu vim desenvolvendo a cultura nossa com o levan autoral”, explica.

A partir do teste com inhame, ele conseguiu chegar no ponto que queria para o pão. A massa é 100% integral, sendo feita em cinco opções diferentes, sendo elas com castanhas de caju e do Pará, com leite vegetal de inhame, cenoura com chia (sem açúcar), blend de grãos e a última somente com chia (sem açúcar).

Devido ao modo de preparo, os pães atendem veganos e pessoas com intolerância ao glúten. Outra característica marcante na receita é a ausência de conservantes químicos.

No Mato Grosso do Sul, os pães feitos por Ricardo são os únicos a terem o selo SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Agora, ele afirma estar buscando outro certificado importante. “Estamos tirando um selo de produto orgânico”, fala.

Quatro anos após descobrir que a produção artesanal vegana era um lugar cheio de possibilidades, Ricardo fala que ainda quer fazer mais. “A gente sabe que tem um caminho grande a trilhar e sabe que pode crescer mais. A gente fica feliz e grato principalmente pelas pessoas que aparecem a nosso favor”, conclui.

Quem quiser conhecer o trabalho, o perfil no Instagram é @nutri_paes_artesanais

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Comentários