AGRONEGÓCIO

Região norte de MS já colheu 100% da área cultivada com milho segunda safra

Estado estima colher 11,475 milhões de toneladas de milho - Crédito: FAMASUL/DIVULGAÇÃO Estado estima colher 11,475 milhões de toneladas de milho - Crédito: FAMASUL/DIVULGAÇÃO

A região norte do Estado já colheu 100% da área cultivada com milho segunda safra. Essa informação foi apurada por técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) até dia 23 passado e consta no mais recente Boletim Casa Rural, divulgado na quarta-feira (28) pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

Nessa mesma publicação, é detalhado que a área central sul-mato-grossense tem média de 98,4% da colheita concluída e a sul 97,8%. “A área colhida até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 2,134 milhões de hectares”, detalha.

Com 2,173 milhões de hectares cultivados e produtividade média de 88 sacas por hectare, Mato Grosso do Sul deve ter produção recorde de milho segunda safra, conforme a Aprosoja. A estimativa é de 11,475 milhões de toneladas.

O levantamento cita ainda previsão elaborada a partir do modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), para afirmar “que entre os dias 29 e 31/08, não há possibilidade chuva para todo o estado, entretanto no dia 01/09 há probabilidade de chuva para as regiões sudoeste e sul”.

Além disso, o Siga-MS aponta que Mato Grosso do Sul comercializou até 26 de agosto 49,00% do milho segunda safra.

Segundo o levantamento, na região norte os municípios de Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora têm média de 100% de área colhida.

Na região centro do Estado, Bandeirantes, Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia, e Terenos atingiram 98,4%.

Um pouco abaixo está o índice da região sul, com média de 98,2%, alcançada por Anaurilândia, Antônio João, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Jateí, Nova Andradina, Ponta Porã, e Sete Quedas.

Na mesma região esse percentual já foi superado por Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Tacuru e Vicentina.

O menor índice da região sul corresponde a Bonito, pouco acima de 80%. Bela Vista passa de 90%, Ivinhema e Maracaju chegam a aproximadamente 95%, e Naviraí está um pouco abaixo.

Comentários