Os pontos de votação onde estão as seções estão diferentes em 2020 na comparação com as eleições dos anos anteriores.
Além das normas que prezam pelo sigilo do voto e que versam contra possíveis práticas de crimes eleitorais, as regras de biossegurança contra o coronavírus (Covid-19) marcam as eleições municipais deste ano como mais um aspecto que deve ser observado.
Durante as primeiras horas após a abertura dos portões, na manhã deste domingo (15), o Dourados News esteve em escolas onde estão sendo recebidos os eleitores e eleitoras locais.
Na entrada das unidades, Guardas Municipais acompanham a chegada dos cidadãos e observam se estão utilizando máscaras de proteção, requisito básico em tempos de pandemia.
Os fiscais e mesários usam utilizam máscara com protetor facial Face Shield e buscam conversar e orientar com os eleitores com distância mínima de um metro.
O administrador de prédio, Leandro Lima Cavalcante, atua hoje como mesário na Escola Estadual Presidente Vargas. Cumprindo todos os requisitos para proteção contra a Covid, ele explicou sobre as principais orientações repassadas.
“Colocamos marcadores para garantir o distanciamento social em caso de filas, todas as seções estão com álcool gel disponível, todos os locais com contato de mãos são higienizados, a caneta a gente recomenda que cada um use a sua”, pontuou.
Sobre o começo do fluxo de eleitores, o que pode ser percebido tanto na Escola Estadual Reis Veloso, quanto no Presidente Vargas, foi uma maior movimentação de idosos nas primeiras horas da manhã.
Esta faixa populacional tem preferência em ordem de votação até às 10h. Esta medida também faz parte das regras voltadas a contenção da transmissão do vírus da Covid.
Comentários