“A política não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça” (Aristóteles).
“Política, é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil; Outros a definem como conhecimento ou estudo "das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados".
Política, tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação, mas também aos assuntos externos”(Wikipédia).
Candidato a vereador, prefeito, assessor político, entre outros: Sabe explicar o que é política? Ou um candidato de baixo escolaridade, sem entender de gestão e administração pública, problemas dos bairros de sua cidade, oratória, comunicação e liderança, querendo usar da politica como oportunista e cabide de emprego?
E você eleitor, sabe qual é o perfil ideal de um candidato a politico? Ou é um desinformando, cheio de achismo, opinião própria sem critério para escolher um candidato para votar?
Em 22 de Abril de 2012, fui entrevistado pela Jornalista Daniele Niki e o saudoso Nicanor Coelho do DouradosNews na época, tema: “Políticos devem tirar a bunda da cadeira”.
É o que muitos fazem, continuam na cadeira sem fazer visitas nos bairros, ouvir e conversar com o povo, comerciante, associações de bairros, em como melhorar os postos municipal de saúde física, dentária, asfalto, esgoto, água, anotar e quando for eleito fazer o que prometeu fazer, resolver os problemas sociais da nossa cidade sem ficar deixando de lado os problemas para a outra gestão. E não ficar prometendo igual a santo que não resolve ou parecendo curiango “amanhã eu vou, amanhã eu vou, e nunca vai”.
Tem que ter palavra, prometer e cumprir, do contrário não passa de sem caráter, hombridade, negligente, relapso, omisso, mentiroso que não faz e não cumpre o que promete. E outros sofrem de bipolarismo, dupla personalidade, Tdah, sem expressão, etc. Portanto, pense bem antes de prometer e escolher o candidato para votar. Muitos só ficam falando do número deles, criticando e falando mal um do outro, que fizeram isso e aquilo e a cidade continua na mesma. Um ou outro até que faz alguma coisa, mas é pouco. Cadê que resolvem o problema dos postos de saúde, do atendimento e um hospital municipal com melhor tecnologia em medicina, cirurgia sem demora e rapidez nos atendimentos.
O povo com saúde tem progresso, mas com problema de doença física, dentária, além dos problemas financeiros, não conseguem trazer grandes resultados de produtividade. É preciso resolver esses problemas sociais.
“O papel do cidadão na política, é participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos humanos civis e políticos são inerentes a qualquer ser humano, sem distinção de qualquer espécie, raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. No sentido do agir o político, deve sempre ser voltado para o bem da coletividade. Os agentes políticos não devem vislumbrar interesses particulares, mas, sempre, públicos”.
“O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”. “O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior” (Platão). “Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós, cristãos, não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos. Não podemos! ” (Papa Francisco). “Dourados é uma cidade que tem tudo para ser melhor” (Júlio Cezar e amigos, canal do Instagram).
Consultor Comportamental Empresarial, Pessoal, Profissional e Espiritual. Especialista em Palestras, Congressos Empresariais, Treinamentos e Desenvolvimento Motivacional.
E-mail: jcms33cordeiro1952@gmail.com
Comentários