Brasil

Saúde e mobilidade urbana são prioridades para Dourados nos próximos anos

Debate reuniu representantes de 17 municípios - Crédito: Fabiana Oliveira / Dourados News Debate reuniu representantes de 17 municípios - Crédito: Fabiana Oliveira / Dourados News

Desde o início da tarde desta sexta-feira (23), Dourados sedia o segundo encontro regional para discussão do Plano Plurianual (PPA) de Mato Grosso do Sul, que estabelece o planejamento das ações do Governo do Estado para os próximos quatro anos.

A programação realizada no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) reúne representantes de 17 municípios. Os encontros regionais seguem até o dia 7 de julho e ainda devem passar por Campo Grande, Bonito, Coxim, Corumbá e Naviraí.

Marcando presença na reunião, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha afirmou que “o governo quando ele ouve as pessoas, ele consegue captar os sentimentos, estabelecer prioridades e assim utilizar melhor os recursos públicos”.

O vice-governador ainda comenta que, quanto maior a manifestação da sociedade, maior representação terá o Plano Plurianual. Além das reuniões, a participação da população pode ser feita de várias maneiras, entre elas, um canal online, neste link: http://voceparticipa.ms.gov.br/.

Dourados

De acordo com o assessor especial do gabinete do prefeito Alan Guedes, Oscar Krüger, “o fato de o Governo do Estado trazer para o município de Dourados essa discussão setorizada, com mais 16 municípios, mostra a importância da cidade como liderança regional”, comentou.

Além disso, o representante do mandatário municipal afirma que a Prefeitura de Dourados elencou demandas prioritárias para apresentar ao Governo, entre elas, a questão de mobilidade urbana e a necessidade de melhorias.

Além disso, foram pontuadas questões em relação ao transporte público (construção de terminais de transbordo); a reforma do terminal do aeroporto, que está em manutenção, mas Krüger cita que o intuito é construir um maior e mais equipado para sustentar a demanda de Dourados e região.

Outro ponto elencado como prioridade é a discussão da Financiamento da Média e Alta Complexidades (MAC) a fim de melhorar o atendimento da população na área da saúde, “a gente atende todo o Sul do Estado aqui, somos a macrorregião, temos o dever, temos o interesse e a missão de continuar atendendo”, enfatizou Oscar.

Instrumento para planejar

O PPA é importante para o planejamento e gestão das políticas públicas, permitindo maior transparência, participação da sociedade e eficiência na alocação de recursos públicos. O

Plano é um instrumento de planejamento governamental que define as prioridades e diretrizes de ações do governo para o período de quatro anos e uma das suas etapas é a escuta social.

O ciclo de sete encontros nas cidades-sedes vai envolver todos os municípios do Estado, para que a população participe das discussões e também dê sugestões para o PPA.

A oportunidade de a sociedade participar, opinar e indicar as áreas que necessitam de mais atenção para a melhoria da qualidade de vida. A escuta pode ser feita de várias maneiras.

Para o PPA do Governo de MS está disponível um canal online, desenvolvido pela STI e também as sete grandes reuniões – uma na Capital e seis no interior do Estado.
 

*Foto interna I: Oscar Krüger, assessor especial do gabinete do prefeito Alan Guedes.

*Foto interna II: Vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

Comentários