O primeiro dia indicado pela Prefeitura de Dourados para confirmação das matrículas em Ceim’s (Centros de Educação Infantil do Município) foi marcado por informações desencontradas. Sem designação para seus filhos, mães madrugaram na Secretaria de Educação, mas nem mesmo o secretário garante que vagas serão abertas.
Montada no Pavilhão Dom Teodardo Leitz, na Rua Coronel Ponciano, ao lado do CAM (Centro Administrativo Municipal), a Central de Atendimento à Matrícula lotou logo que as portas foram abertas.
No local, onde também funciona provisoriamente a estrutura da Secretaria Municipal de Educação, a reportagem do Dourados News conversou com pelo menos oito mães que chegaram na madrugada e relataram dificuldades até mesmo de obter informações corretas.
Com filhos de idades entre 9 meses e dois anos, buscam alguma das mais de 6 mil vagas abertas nos 38 Centros de Educação Infantil, sejam do município ou conveniados. Contudo, não obtiveram designação no dia 25 de janeiro e na manhã de hoje queixavam-se das incertezas sobre abertura de vagas.
Procurado pelo Dourados News, o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, informou que quem não conseguiu designação deve esperar o prazo final de confirmações de matrículas.
“Até o dia 6 as pessoas que foram designadas têm prazo para confirmar a matrícula. Dia 7 o sistema roda e as matrículas não confirmadas voltam para central de matrículas e aí sim os pais comparecem para ver a possibilidade de conseguir”, detalhou.
O gestor da educação municipal aconselhou que não há nada a ser feito na central de matrícula, por enquanto, se não houve designação, porque a secretaria depende da abertura de vagas eventualmente não preenchidas.
“Se não forem confirmadas matrículas essas vagas voltam para central, são redistribuídas e depois dessa redistribuição vamos passar a verificar a possibilidade de enviar para as conveniadas. O certo é que eles voltem depois na próxima segunda-feira”, pontuou.
No entanto, as mães ouvidas pelo Dourados News garantiram que devem permanecer na central de matrículas porque temem perder a abertura de eventual vaga.
Além dos centros de educação infantil, a prefeitura informa ter aberto 24 mil vagas nas 45 escolas municipais.
Comentários