Brasil

Sicredi investe na sustentabilidade em suas agências

fonte: o progresso

Pensando em deixar um mundo melhor para as gerações futuras, a Sicredi Centro-Sul MS tem mudado a rotina interna, adotando medidas sustentáveis e revendo hábitos de consumo, de modo a colaborar com a preservação do planeta. Nesta semana, a cooperativa começou a utilizar copos biodegradáveis de papel, substituindo os tradicionais copos plásticos descartáveis, que demoram muito tempo para se decompor e prejudicam o meio ambiente.

Os copos são fabricados com um papel especial, sem parafina, as tintas utilizadas para impressão da logomarca são formuladas à base de soja, e quando descartados não agridem o meio ambiente. No Brasil existe apenas uma empresa que fabrica esse material que a Sicredi Centro-Sul MS trouxe com exclusividade para os 17 municípios onde a cooperativa atua.

O superintendente regional da Sicredi Centro-Sul MS, Fábio José Wolski de Almeida, afirma que esta é apenas uma das mudanças que já foram implantadas na cooperativa: “Nós já realizamos muitas mudanças positivas na cooperativa e ambicionamos fazer muito mais, levando essas ações para fora das nossas unidades de atendimento, fazendo com que nossos colaboradores e associados se tornem propagadores da sustentabilidade. Pretendemos, em um futuro próximo, ser uma cooperativa 100% sustentável”, explica.

Pensando verde

Visto que as pessoas e as empresas caminham rumo a um futuro sustentável, o Sicredi elaborou uma política e um relatório de sustentabilidade com práticas a serem desenvolvidas em diversos setores dentro e fora das cooperativas. A Sicredi Centro-Sul MS investiu então na conscientização dos colaboradores e na adequação de suas unidades de atendimento.

Adesivos de conscientização ambiental foram posicionados próximos às impressoras, torneiras e interruptores, de modo a evitar o desperdício de papel, água e energia. Lixeiras para coleta seletiva e trituradores de papel foram instalados para evitar a incineração de documentos e dar uma destinação correta aos resíduos sólidos, o lixo eletrônico também está sendo acumulado na sede da cooperativa para descarte adequado.

Os colaboradores também receberam canecas e copos acrílicos para utilizarem durante o horário de expediente e as novas unidades de atendimento que serão inauguradas são totalmente adaptadas para reaproveitar a água das chuvas e dos aparelhos de ar condicionado. Os novos projetos também contemplam amplas janelas e programação dos aparelhos eletrônicos para economia de energia elétrica. Uma nova unidade de atendimento, já dentro dos padrões de sustentabilidade, será inaugurada no dia 29 de maio, no município de Deodápolis.

Comentários