A deputada federal Tabata Amaral (PSB) lançou nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, a pré-candidatura dela à Prefeitura de São Paulo, na casa onde a família vive, na Vila Missionária, periferia da Zona Sul da capital paulista.
O evento, no dia do aniversário de 470 anos da cidade, teve a participação em vídeo do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a esposa dele, dona Lu Alckmin, além da presença do ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), e do apresentador José Luiz Datena, cotado como possível vice na chapa da deputada.
A parlamentar recebeu os colegas de partido ao lado da mãe, na laje da casa, servindo café e cuscuz, que também é o nome do cachorro da família.
Ao discursar, a pré-candidata do PSB afirmou que quer mostrar na campanha as várias realidades da cidade, “construindo pontes” entre a periferia necessitada e os moradores das áreas mais ricas da cidade.
“Essa é a nossa casa e fiz questão de começar [a pré-campanha] aqui, não porque a minha história seja só esse local. A minha história também é as bolsas de estudo que recebi em escolas privadas, em Harvard [EUA], os lugares chiques por onde hoje eu transito em SP. Mas aqui é onde tudo começou. E a gente não pode esquecer nunca de onde a gente começa, de onde a gente vem”, afirmou.
“Trago vocês aqui porque isso aqui também é São Paulo, onde falta água toda noite. Imagina se isso acontecesse nos Jardins todos os dias? Era revolução... E para criar pontes entre esses dois extremos, é preciso conhecer os dois extremos”, completou Tabata Amaral.
Tabata também se apresentou como uma candidata que representa a mudança e citou as áreas da segurança pública, mobilidade e educação como prioritárias.
A parlamentar se definiu como sendo de “centro-esquerda” e afirmou que “polarização não tapa buraco”. Caso eleita, disse, vai governar “com apoio tanto do Tarcísio quanto do Lula”.
Vice-presidente da República
Na participação que fez ao vivo, através da internet, o vice-presidente da República ,Geraldo Alckmin, declarou apoio à pré-candidata do partido que ele se filiou na eleição de 2022 e destacou a história de vida da parlamentar, que saiu da periferia da capital e chegou ao Congresso Nacional, após conquistar um diploma nos Estados Unidos.
“Se São Paulo é terra de oportunidade, a cidade vai ter uma oportunidade de eleger uma grande prefeita. Preparada, com paixão, com amor, com garra e com determinação para melhorar e fazer a nossa cidade avançar ainda mais. Nós do PSB estamos muito confiantes no seu trabalho e que você vai fazer toda a diferença. SP merece e precisa de você, Tabata, para ajudar a construir uma cidade de união e não uma cidade de desigualdades”, disse Alckmin.
Sobre a possibilidade de compor a chapa, Datena disse que “jamais negará pedido do partido”, mas que é cedo para tratar do assunto.
Manifesto
No evento, a pré-candidata do PSB também lançou um manifesto chamado "Uma só cidade", onde diz que "São Paulo que hoje faz aniversário, ainda continua sendo uma cidade dividida, dilacerada pelas diferenças" e .
"Quando a gente conseguir de uma vez por todas superar esse abismo enorme que ainda existe entre os bairros ajardinados do centro, e a periferia distante e esquecida. Quando a diferença entre a Faria Lima e o Jardim Ângela não gritar na nossa cara. Quando o verde do Ibirapuera for também o verde da Cidade Ademar. Essa cidade tem tudo pra ser tudo aquilo que ela pode ser! [...} Mas a cidade só vai ser boa pra valer, quando ela for boa pra todo mundo", diz o documento.
Outros pré-candidatos
Além de Tabata Amaral, a capital paulista já tem outros dois pré-candidatos à Prefeitura em 2024: o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que vai tentar a reeleição, e o também deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidatas e candidatos do pleito de 2024 devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto.
No Brasil, não há candidatura avulsa. Portanto, para concorrer a algum cargo, a pessoa deve estar filiada a um partido político.
Podem participar das eleições os partidos políticos que tenham seu estatuto registrado no TSE até seis meses antes do pleito e que, até a data da convenção, tenham órgão de direção definitivo ou provisório na circunscrição do pleito. Nas eleições municipais, a circunscrição é a respectiva cidade.
Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro.
Comentários