Com 5 hectares, a propriedade do produtor rural Alceu Cabral, em Jaraguari/MS, possui 4 ha deles dedicados a pastagens, inclusive com cultivares da Embrapa: BRS Tamani e BRS Piatã. Ele e a esposa Zuleide Rodrigues foram um dos expositores dos 30 estandes que comercializaram seus produtos no Pavilhão da Feira da Agricultura Familiar da Tecnofam 2024, de 16 a 18 de abril, no Parque de Exposições de Dourados, em Mato Grosso do Sul. “Impressionante a qualidade do evento, a organização foi fantástica! Me surpreendeu em todos os sentidos. É um grande impulso para o produtor”, disse Cabral.
Juntamente com os outros agricultores familiares da Feira, Cabral e Zuleide receberam o selo da agricultura familiar no último dia do evento das mãos de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); da prefeitura municipal de Dourados; da ANATER, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e da Agraer.
Para Cabral, a Tecnofam que é realizada de dois em dois anos “deveria acontecer todos os anos, porque é uma feira que dá grande oportunidade de conhecimento e de comercialização para os agricultores do estado”, garantiu. Nos estandes da agricultura familiar, foram comercializados produtos alimentícios, como queijos, compotas, doces, e artesanatos.
Quanto a isso, a novidade foi anunciada pelo chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, e por Herbert Florence de Carvalho, da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Anater: está sendo estudada a possibilidade de a Tecnofam ser realizada em outras Regiões do Brasil, sendo a primeira a Região Nordeste, no estado da Bahia.
Além da Feira, houve a mostra de tecnologias com equipamentos agrícolas voltados especificamente para os pequenos produtores e tecnologias a campo (confira na galeria de fotos). No total, foram mais de 70 tecnologias, como:
·Cultivares de maracujás, pequis, pitayas, mandiocas de mesa e de indústria;
·Tecnologias relacionadas à cultura da mandioca;
·Tecnologias para gado de corte;
·Cultivares de algodão da Embrapa mostram seu potencial;
·Gergelim e amendoim diversificam sistema de produção e geram renda;
Neste ano, foram realizadas sete oficinas para capacitação. Todas gratuitas.
·Enxertia de mudas de frutíferas e outros;
·Caldas e biofertilizantes para produção agroecológica e orgânica;
·Multiplicação rápida de rama de mandioca;
·Manejo e uso de BRS Capiaçu para silagem;
·Controle estratégico para combater o carrapato-do-boi em vacas leiteiras;
·Processamento de pequi;
·Regulagem de implementos agrícolas.
A Tecnofam atende a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS), que tem entre eles a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Acesse o link, clicando aqui, para entender o que são as ODS e quais se encaixam na Tecnofam.
*Com informações da Embrapa
Comentários