No Dia Mundial do Consumidor, celebrado neste domingo (15), dados da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS mostram que a insatisfação de consumidores sul-mato-grossenses com empresas de telefonia atingiu números elevados.
Ao analisar informações fornecidas pelo Setor de Estatística da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor desde 2017, o Procon avaliou que “o serviço de telefonia, tanto móvel como fixa, vem se demonstrando ineficiente e, como resultado, causando transtornos ao consumidor (usuário)”.
“Neste ano a Vivo (Telefônica do Brasil) liderou com 1 357 reclamações o que equivale a 37,40 % do total, seguida pela Claro com 802 (22,11%), Tim S/A e Tim Celular S/A com 776 equivalente a 21,39% e Brasil Telecom fixa e móvel reclamada em 693 ocasiões, ou seja, 19,10 %”, divulgou.
Em 2018, clientes de telefonia se sentiram prejudicados e se dirigiram ao Procon estadual em 3094 ocasiões reclamando das quatro empresas e, no caso, a Tim Celular liderou com 857 denúncias ou seja, 27,70%, seguida da Claro com 851 (26,86%), Brasil Telecom fixa e móvel 803 (25,95%) e Vivo 603 ocorrências atingindo 19,49%.
O primeiro ano considerado no trabalho de estatística (2017) foi o de maior insatisfação com 4 738 manifestações de consumidores. Neste caso específico, a Claro liderou com 2 403 ocorrências (49,98%), seguida da Vivo com 2 364 (36,28%), Brasil Telecom móvel e fixo 1719 (13,82%) e Tim Celular com 655 o que equivale a 13,82%. Na soma dos três anos, a Vivo se destaca ao atingir 4324 manifestações de insatisfação. A Claro, por sua vez, chegou a 3036 reclamações, a Tim a 2288 e a Brasil Telecom deixou 2215 consumidores insatisfeitos.
PROGRAMAÇÃO
Em Dourados, como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon realizará agenda na segunda-feira (16) no Cras Guaicurus. Já na terça-feira (18) a ação ocorrerá no shopping Avenida Center, com a distribuição de materiais e orientação para o consumo.
Segundo o diretor do Procon de Dourados, Antonio Marcos Marques, além de marcar a data, a programação visa fornecer informações e dessa forma conscientizar as pessoas sobre seus direitos e incentivar a prática do Código de Defesa do Consumidor, por entender que iniciativas como esta contribuem de forma eficaz e abrangente para a educação do consumo.
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