entrevista

"Temos de driblar censura e desinformação para promover manifestações", afirma ativista

Entrevistamos Kácio Fontinelli, um dos organizadores do evento "Maior Protesto da História do Brasil", o qual é fruto da cooperação de páginas que somam mais de 4 milhões de seguidores na rede social Facebook.

Até o momento, o evento possui 221.698 pessoas confirmadas e mais de 4 milhões de convidados.

Qual a origem da organização do protesto?

O evento teve início após sugestões e ideias de inúmeras pessoas na rede social, onde enfatizavam a importância de um manifesto grandioso nesse dia 07 de setembro, que é um marco na nossa história e representa algo tão importante para nossa nação.

Como foi organizado?

A organização começou com a ideia de criar um evento centralizado no qual redirecionava para todos os outros eventos do Brasil, o objetivo era criar a maior divulgação possível para que pudesse chegar a uma grande escala no Facebook. Inúmeras páginas apoiaram, Anonymous Brasil, A Verdade Nua e Crua, Movimento Contra Corrupção ou MCC, Juventude Contra Corrupção, Quero fim da Corrupção, Difusão Mental, Apoio Policial, Maquiavélico é a mãe, Por traz da Mídia Mundial, e praticamente todas com nome Anonymous.

Qual será a resposta à exclusão do evento? (O evento havia sido deletado e, após dois dias desta entrevista, foi recuperado).

Estamos verificando se conseguiremos recuperar o evento, caso contrário sem dúvidas alguma criaremos outro evento agora com força bem maior. A página que criamos apenas para criar o evento, pois já imaginávamos a possibilidade da exclusão, foi deletada.

Qual foi a reação dos usuários?

Os usuários ficaram revoltados, indignados com a censura da mesma, ninguém conseguiu entender o motivo da exclusão....não houve nenhum recurso ao Facebook, e por parte do mesmo só tivemos uma resposta: "Alguns limites foram colocados''.

É complicado, pois temos de driblar censura e desinformação promovida por partidos para conseguir divulgar manifestações pela rede.

Há outros históricos de eventos deletados?

Sim, tempo atrás tivemos a notícia do Dia Do Basta que também organiza manifestações e tiveram todos seus eventos excluídos, então imaginávamos a possibilidade de ocorrer. O MCC (Movimento Contra Corrupção) também teve postagens de críticas a políticos apagadas.

Qual será a pauta do protesto?

Não temos uma limitação para os participantes, mas a maior parte gira em torno de questões comuns, como luta contra a corrupção, desperdício do dinheiro público, imoralidade na política, péssima qualidade dos serviços públicos etc. Assim, incluímos desde a PEC 33, a PEC 18, entre outras, até propostas para a educação e a saúde públicas.

Como está sendo realizada a divulgação?

A divulgação está sendo feita pelas redes sociais, principalmente no facebook mas que tem intenção de expandir para youtube, twitter, google + , blog's e até mesmo vlog's, vamos lançar uma campanha para que todos os participantes foquem na divulgação cada um da forma que puder ajudar, como por exemplo em Goiânia um grupo de pessoas estão fazendo panfletos pra distribuir pela cidade. Além da união de várias grandes páginas que tem um papel social, político e cultural dentro do facebook.

Como os cidadãos poderão esclarecer dúvidas e encontrar a localização nas respectivas cidades?

A localização pode ser encontrada através do link https://www.facebook.com/events/601096219921653/ centralizado de eventos que foi criado justamente para melhor encontrar o evento de cada cidade, e através do evento de cada cidade vem sido discutido de forma democrática o local. As dúvidas poderão ser esclarecidas tanto pelas páginas e movimentos participantes quanto por perguntas no evento.

Como vocês avaliam a política do Facebook em relação a páginas de manifestações, postagens e eventos, no geral?

Acredito que falta um bom senso muito grande por parte do Facebook ou ele simplesmente nada na maré da censura conforme o desejo dos nossos governantes

Por quê?

Sabemos que a mídia não é democrática, ela é totalmente ligada ao governo, e a internet; pra ser mais preciso as redes sociais estão tomando o lugar da mídia, e desmascarando tanto ela quanto o estado, hoje a informação já não depende somente dos canais de tv, jornais impressos ou revistas, então há uma tentativa por parte do estado de controlar essa informação que a internet e as redes sociais tomaram conta, porque é uma garantia para eles, se tem o controle total, sua situação fica mais sólida e menos vulnerável, resumindo, manter a sociedade ignorante é um benefício para eles.

Como isto pode estar interferindo na atuação da administração do Facebook?

É uma boa pergunta, mas existe capitalismo e poder por trás de tudo, o Estado tem posse dos dois.

Comentários