O apresentador Tiago Leifert criticou o Instagram por remover vídeo publicado na rede social pelo jornalista Rica Perrone que mostra o youtuber Felipe Neto jogando bola na noite de segunda (28), no Rio. Defensor do isolamento social e contra aglomerações, o youtuber foi alvo de grande polêmica por ter sido flagrado furando a quarentena e pediu desculpas.
Segundo aviso do próprio Instagram, o vídeo foi retirado do ar por ter “símbolos ou discursos de ódio”. Tiago Leifert afirmou, porém, que não havia nada na publicação que justificasse a medida e que a atitude da rede social é “extremamente perigosa” por cercear a liberdade de expressão.
Mentira. Eu jogo do seu lado e quem te filmou hi e meu amigo. Vc jogou MUITAS vezes na pandemia. Eu vi. Nem sempre seu segurança manda parar de filmar
E consegue igual hj. Seja homem irmao. Bju https://t.co/ZX7aLsV9uE pic.twitter.com/CSkv3T23o9
— Rica Perrone (@RicaPerrone) December 29, 2020
“Você pode concordar ou discordar do @felipeneto ou do @ricaperrone, I don’t care [eu não me importo]. Mas acho EXTREMAMENTE perigoso o Instagram remover um vídeo sob pretexto de ‘discurso de ódio’ sendo que o vídeo não tinha nenhuma palavra que se encaixasse em discurso de ódio, mas nem se esforçando muito. Não era sobre raça/religião/gênero. Nada. Não tem como enquadrar em discurso de ódio. O que está acontecendo, @instagram? Tenho certeza que o próprio Felipe, um defensor das liberdades e da democracia, discorda desse ban[imento]”, escreveu o apresentador, em seu perfil na rede social.
Também no próprio Instagram, Leifert publicou vídeos em que afirma passar o dia inteiro desmentindo fake news, e que já fez várias denúncias, que nunca surtem efeito. “Não estão nem aí, é todo dia uma notícia falsa, eu tento denunciar e não acontece nada, mas para tirar certos conteúdos que facilidade, hein, Instagram, que rapidez no gatilho.”
Questionado pela reportagem, o Instagram afirmou que não vai se pronunciar sobre as críticas de Leifert. Já sobre o vídeo ter sido removido, a empresa informou que faz uma investigação sobre o motivo do ocorrido.
Boninho, diretor de programas como o Big Brother Brasil e The Voice, da Globo, concordou com a crítica feita por Tiago Leifert: “Liberdade sempre! Que feio @instagram”.
Perrone também se indignou com a ação da empresa. “Uma pergunta de 1 milhão de dólares. Por que o Instagram deletou meu vídeo sobre o Felipe Neto? Ele está no YouTube. Tem algum discurso de ódio ali? Estão entendendo como o jogo é jogado entre os feijões da mesma concha? Triste.”
Comentários