Após estrear com duas vitórias em dois jogos no comando da seleção brasileira, o técnico Tite fez sua segunda convocação nesta sexta-feira (16) visando os jogos contra Bolívia e Venezuela. Com relação à lista anterior foram seis novidades: Muralha (Flamengo), Thiago Silva (PSG), Fernandinho (Manchester City), Oscar (Chelsea), Douglas Costa (Bayern de Munique) e Firmino (Liverpool).
Ficaram de fora Marcelo Grohe (Grêmio), Rodrigo Caio (São Paulo), Rafael Carioca (Atlético-MG), Gabriel (Inter de Milão) e Taison (Shakhtar), além de Geromel (Grêmio), que substituiu o lesionado Rodrigo Caio.
Em entrevista coletiva, Tite explicou o retorno de Thiago Silva e Fernandinho, jogadores que não apareceram na primeira lista por estarem machucados. De acordo com o treinador, o momento pesou em favor dos dois.
Tite aumenta "cota do 7 a 1" em segunda convocação
"Muitos deles haviam sido prejudicados pelo início de temporada na Europa. Às vezes tenho que escolher entre dois atletas que estão bem, mas um momento está melhor. Foi assim com Geromel e Thiago Silva, Rafael Carioca e Fernandinho. Concorrência leal entre os atletas. O Thiago me disse que é a coisa que ele mais queria, satisfação pessoal. Conversei com ele para saber dessa pré-disposição. Em momento algum prometi convocação. O momento é que iria determinar", disse.
Outra surpresa da lista foi o goleiro Muralha, do Flamengo, que terá sua primeira chance na seleção brasileira após boas atuações pelo vice-líder do Campeonato Brasileiro.
"Eu coloquei na última entrevista coletiva do momento de cada um e do merecimento. É acrescido ao histórico do atleta. Não é um fato isolado. Afora o grande momento que vive o Muralha, o Taffarel tem acompanhado a regularidade boa do time do Flamengo. Vinha bem no Figueirense. Mantém padrão de atuação e merece a convocação", explicou Tite.
A convocação desta sexta-feira (16) visa os confrontos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. A partida contra os bolivianos está marcada para o dia 6 de outubro, na Arena das Dunas, em Natal. No dia 11, o Brasil jogará fora de casa contra os venezuelanos, na cidade de Mérida.
"A Bolívia venceu o Peru em casa e empatou fora com o Chile, ultimo bicampeão da Copa América. Os resultados falam por si só", lembrou Tite. "A gente está calejado. Quem tem maturidade sabe o que estou falando. Repetir o padrão de atuação".
Após figurar em sexto lugar nas Eliminatórias, o Brasil saltou para a segunda colocação, com 15 pontos, em razão dos triunfos sobre Equador e Colômbia. Só está atrás do Uruguai, que soma16 pontos. Para boa parte da torcida o crescimento é resultado da chegada de Tite ao time.
"Gostaria de receber esse elogio e guardar para mim, mas não sou eu. Foi o trabalho todo de uma equipe toda. Usei uma frase no último jogo que representa isso: 'o problema de um é o problema de todos. Isso quando se está sem a bola. A alegria de um é a alegria de todos. Quando se faz o gol, é o trabalho de um time todo'", disse.
"Não é porque vencemos dois jogos que está tudo certo. Estamos construindo uma equipe que precisa se classificar para o Mundial, e sete equipes estão com pontuação muito próxima. A perspectiva é positiva, mas temos que analisar em cima dos fatos reais. Sem o tudo errado ou o tudo certo", completou.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira:
GOLEIROS: Alisson Becker (Roma-ITA) Muralha (Flamengo) Weverton (Atlético-PR)
ZAGUEIROS: Gil (Shandong Luneng-CHN) Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA) Miranda (Inter de Milão-ITA) Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
LATERAIS: Daniel Alves (Juventus-ITA) Fagner (Corinthians) Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP) Marcelo (Real Madrid-ESP)
MEIAS: Casemiro (Real Madrid-ESP) Fernandinho (Manchester City-ING) Lucas Lima (Santos) Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN) Giuliano (Zenit-RUS) Oscar (Chelsea-ING) Philippe Coutinho (Liverpool-ING) Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN) Willian (Chelsea-ING)
ATACANTES: Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE) Roberto Firmino (Liverpool-ING) Gabriel Jesus (Palmeiras) Neymar (Barcelona-ESP)
Programas da Record na íntegra no R7 Play
Comentários