Brasil

UEMS e Marinha do Brasil reafirmam parceria em projetos conjuntos

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e o Comando do 6º Distrito Naval da Marinha, em Ladário, reafirmaram a cooperação que irá atender várias ações em parceria na região do Pantanal. Dentre as ações que serão realizadas, destaca-se a continuidade do projeto de extensão e pesquisa chamado “Expedição Rio Paraguai”.

A visita foi realizada no último dia 09 de outubro, entre o Reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho e o Capitão de Mar e Guerra (FN) Anderson Veras Marques - Chefe do Estado-Maior do Comando do 6º Distrito Naval, e o projeto vai permitir que pesquisadores da Universidade acompanhe expedições da Marinha ao longo do rio Paraguai.

Os pesquisadores da UEMS estarão acompanhando as expedições que partem do porto de Ladário percorrendo o rio Paraguai, colhendo amostras e dados para pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Duas expedições de reconhecimento da área já foram realizadas em 2022, com a participação dos pesquisadores da UEMS. Em 2024 serão duas expedições anuais para atender os objetivos e entregas previstas no projeto.

O professor Antônio Corrêa de Oliveira Filho, da UEMS de Aquidauana, que é um dos coordenadores do projeto, explica que as primeiras expedições serviram reconhecimento e diagnostico das comunidades e do bioma do rio Paraguai, possibilitando identificar cinco áreas que poderão ser trabalhadas nas pesquisas, como ictiofauna, fauna, botânica, recursos naturais, ciência sociais e saúde.

Na reunião foi apresentada a possibilidade de ampliação do projeto, com a participação do Sr. Humberto de Mello Pereira-Secretário Executivo da Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) da SEMADESC, que irá contribuir com estudos relacionados a desenvolvimento da produção e comercialização de produtos das comunidades tradicionais (ribeirinhos/pescadores/Quilombolas) e indígenas. 

A proposta é mapear possíveis arranjos produtivos e geração de renda nas margens do Rio Paraguai. Outro desafio é a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) aos povos originários e comunidades tradicionais para acessar programas sociais de agricultura familiar: Pronaf, crédito rural, PAA, PNAE.

 

Comentários