Idosos e adultos que tenham interesse em saber mais sobre como anda sua saúde podem realizar uma avaliação antropométrica gratuita na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Estudantes do curso de Nutrição oferecem este serviço gratuito, que é realizado sob a supervisão da professora Carina de Sousa Santos.
Carina explica que a avaliação antropométrica consiste em coletar diferentes medidas do corpo, como a massa corporal (peso), estatura (altura), circunferências, dobras cutâneas e diâmetros ósseos. Com todas estas medidas, é possível avaliar como está a composição corporal e, também, saber se a pessoa tem algum potencial risco à saúde. “A gente consegue dizer para o paciente quantos quilos ele tem de massa muscular, de massa óssea, de gordura. O paciente também é informado se alguma medida corporal dele é um indicador de risco à saúde. O paciente sai da ação com resultados padronizados, e pode levá-los a seu médico, seu nutricionista, ou até para um profissional de educação física. É um retorno muito interessante para a população”, esclarece Carina.
Quem quiser fazer a avaliação antropométrica gratuita deve agendar pelo perfil do instagram: https://www.instagram.com/neepan.ufgd/. A avaliação é realizada no Laboratório de Avaliação Nutricional, que fica no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária. O atendimento é feito na sexta-feira, das 13h às 16h. O atendimento do primeiro semestre encerra no dia 26/08, e as informações sobre o atendimento do segundo semestre serão divulgadas na página do instagram do projeto.
O serviço de Avaliação Antropométrica está inserido no Programa de Extensão Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Avaliação Nutricional (NEEPAN), cujo objetivo é de articular com os discentes do curso de Nutrição e a sociedade: conhecimento, vivências profissionais, trabalho interdisciplinar e pesquisas na área de Avaliação Nutricional. O NEEPAN atua, especialmente, por meio de (1) grupos de estudo, reuniões científicas, apoio a projetos de ensino e programa de monitoria; (2) prestação de serviço por meio de ações de extensão e (3) pesquisa.
Carina é professora da disciplina de Avaliação Nutricional, do curso de Nutrição. Nesta disciplina, os estudantes aprendem as cinco etapas da avaliação nutricional, que possibilitam chegar a um diagnóstico nutricional do paciente. “A avaliação corporal é uma das cinco etapas da avaliação nutricional. Por sua vez, a antropometria é um dos métodos de avaliação da composição corporal com melhor custo benefício. No entanto, esse método exige um treinamento para que a técnica seja executada de forma precisa e exata. Mesmo que a disciplina tenha uma carga horária para atividades práticas, esse tempo só nos permite oferecer uma demonstração prática e não um treinamento. Por isso, tive a ideia de fazer essa ação de extensão, utilizando a aprendizagem por serviço, uma metodologia ativa de ensino, na qual o estudante aprende de forma prática, sempre com supervisão”, relata a professora.
Comentários