Primeiro foram os totens de autoatendimento nos aeroportos para emissão do cartão de embarque, agora a novidade são os totens para o despacho de bagagens, sem precisar passar pelo balcão da companhia aérea. A eliminação total do check-in significa que o próprio passageiro terá de fazer sozinho o que antes era tarefa do pessoal de solo, normalmente funcionários treinados.
A inovação está sendo lançada pela Latam, primeira aérea brasileira a digitalizar todo o processo de check-in nos seus voos pelo Brasil. Por enquanto, lançou totens de autoatendimento para que o próprio passageiro etiquete e despache sua bagagem nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília, Galeão (Rio) e Salvador (Bahia), e mais sete deverão receber os equipamentos até o fim de 2021.
Portanto, se você é do tipo que não tem muita intimidade com as tecnologias, melhor que pelo menos esteja espiritualmente preparado para encarar a novidade em suas próximas viagens.
“Vai ser outro sofrimento”, prevê o campo-grandense João Pedro Pereira de Souza, referindo-se aos totens de cartão de embarque, lançados nos principais aeroportos do Brasil em 2014, sob protestos de passageiros e até ações na Justiça para impedir que as aéreas obrigassem o uso do check-in de autoatendimento. “Confesso que nunca consegui emitir o cartão nos totens. É muito botão, muito passo a passo em um momento de pressão por ter outras pessoas logo atrás precisando fazer o mesmo que você”, ressaltou ele.
Pelo sistema da Latam, desde o início desta semana os viajantes que compram passagens pelo site ou aplicativo da empresa já recebem o cartão de embarque logo que o pedido é finalizado. Havendo alterações na programação do voo, entre a compra até o momento do embarque, a aérea garante que, além de o passageiro ser notificado, a mudança será atualizada automaticamente.
Em tempos de pandemia como a que o mundo enfrenta desde 2020, a iniciativa deve contribuir para evitar aglomerações de passageiros que utilizam os balcões de check-in nos aeroportos. O movimento nos balcões já teve uma queda significativa desde que as companhias aéreas começaram a cobrar pelo despacho de bagagens, mas resta ver se não haverá tumultos nos totens com pessoas em dificuldade para operar as maquinas.
Pelo planejamento da Latam, segundo disse o vice-presidente da área de Clientes, Paulo Miranda, em breve até os totens de despacho de bagagem não serão mais necessários. “Queremos criar um ambiente em que toda a operação será pelo celular. O passageiro chega com seu celular e se conecta a uma impressora no aeroporto para imprimir sua etiqueta de bagagem. Já fizemos um teste no aeroporto Santos Dumont (Rio)”, revelou o executivo.
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